Conforme afirmou Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, uma pausa momentânea, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi o suficiente para todos continuarem o seu dia de modo mais animado e encararem as tarefas com maior predisposição.

A sessão de poesia foi protagonizada por Isaque Ferreira, João Rios e Rui Spranger que, deste modo, decidiram dar o seu contributo para o 14º Correntes d’Escritas. três vozes transeuntes nas ruas da poesia é o nome deste projeto que arrancou na Câmara Municipal (Salão Nobre), às 11h00, e continuará o seu percurso passando pelo Mercado Municipal, Diana-Bar, Guarda-sol, Rua da Junqueira, Livraria Minerva e estação de Metro.

Adília Lopes, Alexandre O’Neill, Carlos Drummond de Andrade, Cesário Verde, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Fernando Pessoa, João Rios, Jorge de Sousa Braga, Luís Carlos Patraquim, Manuel António Pina, Manuel Rui, Mário Cesariny, Rui Zink e Uberto Stabile foram os autores escolhidos e que serão ouvidos, um pouco por toda a cidade, durante o dia de hoje.

Ao encontro das pessoas e dos seus espaços vicinais, três vozes transeuntes nas ruas da poesia é uma leitura promenade pelas palavras dos nossos poetas. Assim se abraçam o Correntes e a sua cidade.

três vozes transeuntes nas ruas da poesia  é um projeto com coordenação e seleção de textos de Isaque Ferreira, com Isaque Ferreira, João Rios e Rui Spranger.

Isaque Ferreira, 1974. Diseur com dezenas de apresentações nas Quintas de Leitura do Teatro do Campo Alegre, entre centenas de participações noutros eventos literários. Coordena a área de poesia dos Ciclos de Música e Poesia da Fundação Cupertino de Miranda e a Oficina Locomovente da Poesia. Organiza a Poesia na Relva para o Festival de Paredes de Coura. Queria que tudo o que dissesse fosse “poesia para os ouvidos” de alguém. Está mais perto. Realiza sonhos.

João Rios nasceu depois do almoço, numa tarde tórrida de Agosto de 1964. Segundo os seus insuspeitos candidatos a biógrafos não ocorreu terramoto ou estádio delírio por causa de tal facto. Menino dos fósforos, nunca foi detido por posse excessiva de palavras, nem desvio de metáforas. Poeta com uma dezena de livros editados e outros tantos mares navegados, espera escrever um dia um poema num deserto norte-africano.

Rui Spranger é, entre outros, ator, encenador e diseur. É o responsável pelas noites de poesia do Pinguim Café desde 2002 e participa regularmente em vários eventos poéticos, alguns dos quais com o Isaque Ferreira e o João Rios, companheiros de boas e belas caminhadas.

Apesar da abertura oficial do 14º Correntes d’Escritas estar marcada para as 11h00 de amanhã, 21 de fevereiro, no Casino da Póvoa, durante o dia de hoje, Adélia Carvalho, Manuel Jorge Marmelo e Ivo Machado já se encontraram com alunos de escolas de Santa Maria da Feira, no Diana Bar.

Para além disso, à noite, o Hotel Axis Vermar irá acolher o lançamento do livro O Ano em que Pigafetta completou a Circum-Navegação, de Luís Cardoso, seguido de mais um momento de poesia Palavras em Desassossego, pelo Colectivo Silêncio da Gaveta.

Acompanhe a 14ª edição do evento, minuto a minuto, no portal municipal.