Póvoa de Varzim, 18.06.2007 - Completámos recentemente um ano de actividade. Durante o último ano dinamizámos toda a política de comunicação da câmara municipal – comunicação interna, comunicação externa - actuando conjugadamente com todos os sectores municipais.
Para
além disso, prosseguindo, também a este nível, a política de apoio da Câmara
Municipal à comunidade, o trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Relações Públicas
estendeu-se a diversas instituições – escolares, associativas, às Juntas de
Freguesia e a diversas entidades com relevância económica para o nosso
concelho. Recordamos apenas, algumas actividades impulsionadas neste âmbito: o
teatro escolar, as conferências promovidas pelas associações de pais, os
festivais de folclore no concelho, acções de formação e, brevemente, os
campeonatos, nacional e internacional, de Futevólei e o Campeonato do Mundo de
Tai-chi e Kung-Fu, promovidos respectivamente pelo Clube Poveiro de Futevólei e
pela Academia de Kung-Fu da Póvoa de Varzim.
Salientamos
ainda, como medidas assíduas no último ano:
- O diálogo próximo e integrado com
a comunicação social, num tom generalizadamente cordial e de respeito
mútuo;
- Aumento, significativo, do fluxo
de informação municipal para os meios de comunicação social, numa
preocupação de rigor e qualidade;
- Gestão e execução atempada dos suportes de comunicação escritos: Folha
Municipal e Agenda Municipal;
- Apresentámos
a nova Agenda Municipal, mais
dinâmica e mais atraente, emprestando-lhe
um carácter mais criativo e dinâmico. A revista dos acontecimentos, para além
da data, hora, local e organização, fornece dados complementares e mais
úteis para os leitores;
- Dinamizámos os serviços de imagem gráfica, conferindo uma linguagem uniforme, mas
criativa, facilitando a transmissão da mensagem informativa aos munícipes;
- Maior intervenção e correcção dos produtos
de promoção e
comunicação da instituição – a cultura, o turismo, o ambiente, a educação, a
acção social, a juventude, entre outros produtos sectoriais;
- Coordenando a apresentação e divulgação
pública de todas actividades e iniciativas da instituição, procurando estabelecer, com os
vários sectores, uma estratégia coerente que respeite a política definida pelo
município;
- Procurando
desenvolver uma mensagem dinâmica e coerente para o programa geral de
actividades municipais, tentando ultrapassar barreiras, ‘vícios’ e
constrangimentos instalados;
O
objectivo do presente documento não é discorrer apenas sobre a avaliação realizada
aos nossos serviços mas, acima de tudo, assinalar o primeiro ano de actividade
do novo Portal Municipal, inaugurado
em 16 de Junho de 2006 – no Dia da Cidade, um novo instrumento de apoio aos
munícipes e à cidadania – talvez a mudança de maior significado, a mais ansiada,
procurando implementar novas formas de relacionamento com os cidadãos, respondendo, na prática, ao novo conceito CRM – ‘Citizen
Relationship Management’ – Gestão do
Relacionamento com os Cidadãos, isto
é, a aplicação da gestão moderna da
Administração Pública
Eis
alguns dos resultados alcançados com o novo Portal Municipal:
- Aproximámos
os cidadãos da Administração Municipal e para as actividades da comunidade – um
canal de comunicação privilegiado com os munícipes, reflectindo o novo caminho
de diálogo e aproximação com a população; constituindo um passo relevante para
a sociedade de informação e do conhecimento, transformando os serviços da CMPV
em informação digital e acessível a toda a comunidade local, (i)emigrante e
outra, registando até hoje mais de 300 mil visitas provenientes, sobretudo, de
Portugal, mas também do Brasil, França, Espanha, Alemanha, Estados Unidos,
Suiça, Inglaterra e Canadá
- Contribuímos
para o desenvolvimento de uma comunicação electrónica, mais fluida e permanente,
sobre a generalidade das actividades municipais. Os Cidadãos passam a estar
melhor informados;
- Inaugurámos
um canal directo de comunicação com os munícipes – apoioaomunicipe@cm-pvarzim.pt – para
reclamações, sugestões e pedidos de informação. Para que conste, o novo canal
electrónico atendeu, em média, 5 munícipes por dia (referimo-nos apenas a
pedidos de esclarecimento e solicitação de serviços), o que por si só já é um
recorde;
- Melhorámos
a imagem e o desempenho da administração municipal;
- Demos
início à nova Cidade Digital;
O novo
Portal Municipal afirmou-se, gradualmente, como o meio de
comunicação mais utilizado e como referência de informação no concelho.
Dando corpo às
afirmações produzidas, vamos apresentar alguns quadros estatísticos relativos à
utilização do nosso portal. Para o efeito, recorremos a um serviço de
referência, credível e independente – o Google Analytics.
Por fim,
apresentamos a todos aqueles com quem nos relacionámos no último ano os nossos
maiores agradecimentos, pela cordialidade e pela colaboração prestada.
O Portal
Municipal da Póvoa de Varzim na Internet
Fonte: Google Analytics
Número total
de visitantes e páginas visitadas,
entre 16 de
Junho de 2006 a 16 de
Junho de 2007
Apreciação Geral
Número de
visitantes e páginas visitadas por mês
Apreciámos um
continuado aumento de utilizadores do portal.
Percentagem de novos visitantes e de visitantes habituais
A maioria parte dos utilizadores
realiza visitas regulares ao portal
Forma de Acesso
A maior parte
dos utentes visitas-nos através do motor de busca Google.
Referência
geográfica
A
grande maioria dos utilizadores é de Portugal, realçando-se, no entanto, uma
visita assídua de internautas provenientes dos países onde as comunidades de
poveiros são mais numerosas.
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