Para
além disso, prosseguindo, também a este nível, a política de apoio da Câmara
Municipal à comunidade, o trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Relações Públicas
estendeu-se a diversas instituições – escolares, associativas, às Juntas de
Freguesia e a diversas entidades com relevância económica para o nosso
concelho. Recordamos apenas, algumas actividades impulsionadas neste âmbito: o
teatro escolar, as conferências promovidas pelas associações de pais, os
festivais de folclore no concelho, acções de formação e, brevemente, os
campeonatos, nacional e internacional, de Futevólei e o Campeonato do Mundo de
Tai-chi e Kung-Fu, promovidos respectivamente pelo Clube Poveiro de Futevólei e
pela Academia de Kung-Fu da Póvoa de Varzim.

 

Salientamos
ainda, como medidas assíduas no último ano:

  • O diálogo próximo e integrado com
    a comunicação social
    , num tom generalizadamente cordial e de respeito
    mútuo;

 

  • Aumento, significativo, do fluxo
    de informação municipal
    para os meios de comunicação social, numa
    preocupação de rigor e qualidade;

 

  • Gestão e execução atempada dos suportes de comunicação escritos: Folha
    Municipal e Agenda Municipal;

 

  • Apresentámos
    a nova Agenda Municipal, mais
    dinâmica e mais atraente, emprestando-lhe
    um carácter mais criativo e dinâmico. A revista dos acontecimentos, para além
    da data, hora, local e organização, fornece dados complementares e mais
    úteis para os leitores;

 

  • Dinamizámos os serviços de imagem gráfica, conferindo uma linguagem uniforme, mas
    criativa, facilitando a transmissão da mensagem informativa aos munícipes;

 

  • Maior intervenção e correcção dos produtos
    de promoção
    e
    comunicação da instituição – a cultura, o turismo, o ambiente, a educação, a
    acção social, a juventude, entre outros produtos sectoriais;

 

  • Coordenando a apresentação e divulgação
    pública de todas actividades
    e iniciativas da instituição, procurando estabelecer, com os
    vários sectores, uma estratégia coerente que respeite a política definida pelo
    município;

 

  • Procurando
    desenvolver uma mensagem dinâmica e coerente para o programa geral de
    actividades municipais, tentando ultrapassar barreiras, ‘vícios’ e
    constrangimentos instalados;

 

O
objectivo do presente documento não é discorrer apenas sobre a avaliação realizada
aos nossos serviços mas, acima de tudo, assinalar o primeiro ano de actividade
do novo Portal Municipal, inaugurado
em 16 de Junho de 2006 – no Dia da Cidade, um novo instrumento de apoio aos
munícipes e à cidadania – talvez a mudança de maior significado, a mais ansiada,
procurando implementar novas formas de relacionamento com os cidadãos, respondendo, na prática, ao novo conceito CRM – ‘Citizen
Relationship Management’ –  Gestão do
Relacionamento com os Cidadãos
,  isto
é, a aplicação da gestão moderna da
Administração Pública

 

Eis
alguns dos resultados alcançados com o novo Portal Municipal:

 

  • Aproximámos
    os cidadãos da Administração Municipal e para as actividades da comunidade – um
    canal de comunicação privilegiado com os munícipes, reflectindo o novo caminho
    de diálogo e aproximação com a população; constituindo um passo relevante para
    a sociedade de informação e do conhecimento, transformando os serviços da CMPV
    em informação digital e acessível a toda a comunidade local, (i)emigrante e
    outra, registando até hoje mais de 300 mil visitas provenientes, sobretudo, de
    Portugal, mas também do Brasil, França, Espanha, Alemanha, Estados Unidos,
    Suiça, Inglaterra e Canadá

 

  • Contribuímos
    para o desenvolvimento de uma comunicação electrónica, mais fluida e permanente,
    sobre a generalidade das actividades municipais. Os Cidadãos passam a estar
    melhor informados;

 

  • Inaugurámos
    um canal directo de comunicação com os munícipes – apoioaomunicipe@cm-pvarzim.pt – para
    reclamações, sugestões e pedidos de informação. Para que conste, o novo canal
    electrónico atendeu, em média, 5 munícipes por dia (referimo-nos apenas a
    pedidos de esclarecimento e solicitação de serviços), o que por si só já é um
    recorde;

 

  • Melhorámos
    a imagem e o desempenho da administração municipal;

 

  • Demos
    início à nova Cidade Digital;

 

O novo
Portal Municipal afirmou-se, gradualmente, como o meio de
comunicação mais utilizado e como referência de informação no concelho.

 
Dando corpo às
afirmações produzidas, vamos apresentar alguns quadros estatísticos relativos à
utilização do nosso portal. Para o efeito, recorremos a um serviço de
referência, credível e independente – o Google Analytics.

 
Por fim,
apresentamos a todos aqueles com quem nos relacionámos no último ano os nossos
maiores agradecimentos, pela cordialidade e pela colaboração prestada.

 


O Portal
Municipal da Póvoa de Varzim na Internet

Fonte: Google Analytics
 
Número total
de visitantes e páginas visitadas,

entre 16 de
Junho de 2006 a 16 de
Junho  de 2007

 

Apreciação Geral

apreciação_geral
 

 

 

Número de
visitantes e páginas visitadas por mês

 numero visitantes e paginas visitadas

Apreciámos um
continuado aumento de utilizadores do portal.

 

 

Percentagem de novos visitantes e de visitantes habituais

percentagem novos visitantes

A maioria parte dos utilizadores
realiza visitas regulares ao portal



Forma de Acesso

 forma de acesso


A maior parte
dos utentes visitas-nos através do motor de busca Google.

 

 

Referência
geográfica

 referencia_geografica

A
grande maioria dos utilizadores é de Portugal, realçando-se, no entanto, uma
visita assídua de internautas provenientes dos países onde as comunidades de
poveiros são mais numerosas.

 


Páginas mais procuradas

 paginas mais procuradas