Por isso mesmo, o Instituto Regulador de Águas e Resíduos considera que o concelho da Póvoa de Varzim reúne as condições para aprovação do programa de controlo da qualidade da água para consumo humano para 2007. Poderá, a partir de agora, consultar este documento bem como toda a informação relativa à água que é distribuída no concelho no portal municipal. Para além disso, no próximo ano, estarão também disponíveis para consulta os resultados das análises realizadas nos diferentes pontos de colheita.

O controlo da qualidade da água para consumo humano pode definir-se como o conjunto sistemático de acções de avaliação de qualidade da água realizadas com carácter regular pela entidade gestora do sistema de abastecimento de água, com vista à manutenção permanente da sua qualidade em conformidade com a norma ou padrão estabelecido legalmente. A monitorização é realizada com carácter quinzenal, em sete pontos de colheita distintos, aos quais corresponde a análise de 7 amostras de cada vez. Em todo o concelho monitorizam-se 128 pontos estratégicos, do ponto de vista da distribuição da água, que se repartem pelas 12 freguesias do concelho, de acordo com a sua população abastecida.

Compete à entidade gestora assegurar que a água para consumo humano posta à disposição dos utilizadores satisfaça as exigências de qualidade, não podendo apresentar, em caso algum, sinais de deterioração da sua qualidade em qualquer ponto do sistema de abastecimento que se considere, de modo a assegurar a saúde do consumidor.