A nova cidade digital, constitui um instrumento de apoio aos munícipes e à cidadania – talvez a mudança de maior significado, a mais ansiada, procurando implementar novas formas de relacionamento com os cidadãos, respondendo, na prática, ao novo conceito CRM – ‘Citizen Relationship Management’ –  Gestão do Relacionamento com os Cidadãos,  isto é, a aplicação da gestão moderna da Administração Pública

Eis alguns dos resultados alcançados com o novo Portal Municipal:

  • Aproximámos os cidadãos da Administração Municipal e para as actividades da comunidade – um canal de comunicação privilegiado com os munícipes, reflectindo o novo caminho de diálogo e aproximação com a população; constituindo um passo relevante para a sociedade de informação e do conhecimento, transformando os serviços da CMPV em informação digital e acessível a toda a comunidade local, (i)emigrante e outra, registando até hoje mais de 300 mil visitas provenientes, sobretudo, de Portugal, mas também do Brasil, França, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Suiça, Inglaterra e Canadá
  • Contribuímos para o desenvolvimento de uma comunicação electrónica, mais fluida e permanente, sobre a generalidade das actividades municipais. Os Cidadãos passam a estar melhor informados;
    • Inaugurámos um canal directo de comunicação com os munícipes apoioaomunicipe@cm-pvarzim.pt – para reclamações, sugestões e pedidos de informação. Para que conste, o novo canal electrónico atendeu, em média, 5 munícipes por dia (referimo-nos apenas a pedidos de esclarecimento e solicitação de serviços), o que por si só já é um recorde;
  • Melhorámos a imagem e o desempenho da administração municipal;
  • Demos início à nova Cidade Digital;

O Portal Municipal afirma-se, gradualmente, como o meio de comunicação mais utilizado e como referência de informação no concelho.

Análise dos dados de utilização do Portal Municipal:

Para facilitar a leitura dos dados sobre a utilização do portal foram balizados dois períodos de utilização, entre 16 de Junho e 31 de Maio do ano seguinte, isto para os períodos de 2006/2007 e 2007/2008.

Entre 16 de Junho de 2006 e 31 de Maio de 2007 o número de visitantes ultrapassou a barreira dos 315 mil e o número de páginas visitadas foi de 1.156.941. No entanto, ambas as variáveis registaram um considerável aumento no período entre 1 de Junho de 2007 e 31 de Maio de 2008, com 453.881 visitantes e 1.578.838 de páginas visitadas.

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Janeiro e Março são os meses que mais visitas registam no período 2006/2007, meses onde também se registou o maior número de páginas visitadas. Já em 2007/2008, os meses com maior número de visitas foram Outubro, Abril e Maio, sendo que Maio é o mês com o maior número de páginas visitadas, seguido dos meses de Abril e Fevereiro.

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A média de visitantes aumenta quando comparados os dois períodos de análise, sendo que em 2007/2008 sobe para os 1.240, contra os 900 registados em 2006/2007. Já no que diz respeito à percentagem de novos visitantes, esta cresce em cerca de 3% no período 2007/2008, mantendo-se a percentagem de visitantes habituais na casa dos 50%.

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O Google mantém-se, em ambos períodos de análise, como a forma de acesso ao Portal Municipal mais utilizada (51% em 2006/2007 e 58% em 2007/2008), seguindo-se o acesso directo, cuja percentagem diminui em 2007/2008, e outros motores de pesquisa.

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A acompanhar o aumento do número de visitantes, sobe também o número de visitantes que acede ao Portal Municipal a partir de Portugal (cerca de 280 mil em 2006/2007 e 396 mil em 2007/2008). Ao portal acedem também visitantes a partir de países como o Brasil, França, Espanha, Alemanha, Suiça, Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá ou Bélgica. Ainda no que respeita à referência geográfica, no total, acederam ao portal municipal cibernautas a partir de 136 países.

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Por último, e no que respeita ao conteúdo do Portal Municipal, as páginas relativas a notícias mantêm-se como as mais procuradas quer em 2006/2007 (aproximadamente 20%), quer em 2007/2008 (16.54%).

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