A equipa juvenil de basquetebol conseguiu um honroso 5º lugar e Diogo Ramos, que fez parte da Selecção Nacional de Natação, trouxe duas medalhas, de Ouro e Bronze.

A equipa de basquetebol arrancou na competição com duas derrotas com sabor amargo. Isto porque em ambas a equipa estava empatada com a sua oponente a poucos segundos do fim. Mas a má sorte quis que a Flandres vencesse por 64-61 no jogo inaugural, a 6 de Julho, e que no dia seguinte a Espanha A desempatasse a dez segundos do final do jogo, vencendo por 57-59. Estas duas derrotas foram rapidamente substituídas por três vitórias nos três jogos seguintes: Portugal ganhou à Espanha B por 63-40, à Índia, por falta de comparência, e novamente à Espanha B, por 49-63, naquele que foi o jogo de atribuição dos 5º e 6º lugar.

Foi por um triz que os quatro pontos alcançados pela equipa não lhe valeram o 3º lugar – a equipa foi a quinta melhor, num grupo onde os franceses foram vencedores, com seis pontos.

Dimas Pinto, treinador da equipa, frisa a “participação brilhante” dos alunos/atletas, que superaram claramente as expectativas. Recorde-se que, antes da partida para França, as esperanças eram refreadas pelo facto de as outras equipas que iriam defrontar Portugal serem uma selecção dos melhores do país, ao contrário da equipa portuguesa, presente nos Jogos FISEC depois de ter vencido o Campeonato Nacional de Desporto Escolar, promovido pelo Ministério da Educação. Mesmo assim, Dimas Pinto sublinha a qualidade desportiva dos seus alunos que não se deixaram abater pelas duas primeiras derrotas. Esta foi a melhor participação de uma equipa de basquetebol portuguesa dos últimos seis anos nos Jogos FISEC.

diogo ramos
Diogo Ramos, com a Medalha de Ouro

Brilhante foi também a participação de Diogo Ramos, nos Jogos FISEC depois de ter sido seleccionado para a equipa nacional de Natação. Com a ambição de trazer pelo menos uma medalha para casa, Diogo Ramos atingiu o seu objectivo, ao arrebatar a Medalha de Ouro nos 200 metros estilos, a primeira para a natação portuguesa nos Jogos FISEC, e depois também a de Bronze nos 100 metros mariposa. No total, o nadador poveiro foi o que mais pontos acumulou na equipa masculina da Selecção Nacional de Natação, 19, que acabou por classificar-se em 5º lugar, entre dez países, ao reunir 101 pontos.

Os alunos poveiros participaram nos Jogos FISEC com o apoio da Câmara Municipal. Esta competição é organizada anualmente, pela Federação Internacional Desportiva do Ensino Católico, reunindo centenas de alunos provenientes de escolas de todo o mundo. Para ver todos os resultados e imagens relativas ao evento visite a página oficial dos Jogos.