O ciclismo nas diferentes variantes, urbano e de todo o terreno, são modalidades que têm vindo a alcançar um número significativo de praticantes nos últimos anos. O investimento do município em competições de qualidade, dirigidas a atletas amadores ou profissionais, tem contribuído para a divulgação do concelho fora de portas e para a captação de novos praticantes. Ontem foi apresentada mais uma etapa desse ciclo ativo do município na dinamização socioeconómica e na melhoria da saúde pública, proporcionando aos munícipes e visitantes atividades de excelência para a prática desportiva.

Para Aires Pereira, Vice-Presidente da autarquia e Vereador do Pelouro do Desporto, “este é muito mais do que um projeto de ciclismo. É um projeto de vida”. Segundo o autarca, “Nós, enquanto município, não temos a obrigação, nem faz parte das nossas competências, de promover o ciclismo profissional. Mas, sempre que somos chamados, estamos sempre disponíveis. Com mais ou menos colaboração, mas sempre prontos a ajudar. Não será por nós, município da Póvoa de Varzim, que o ciclismo profissional acabará, que não haverá provas e que não haverá futuros atletas profissionais”. A este respeito, Aires Pereira confessou que, do ponto de vista pessoal, “a Escola de Ciclismo do Centro Desportivo e Cultural de Navais é o projeto apoiado pela autarquia que mais alegria me dá: ver o envolvimento dos pais e das mães, a satisfação das crianças, o seu contato com a natureza e a certeza de que vão por um bom caminho”. Para o Vice-Presidente, o melhor das suas funções é “saber que estamos a formar homens. No distrito do Porto, a Póvoa de Varzim é o concelho com a menor taxa de toxicodependência entre os jovens. E não há dinheiro, não há investimento que possa superar isto”.

Amândio Santos, da Associação de Ciclismo do Porto, referiu que “a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem feito um excelente trabalho na promoção do ciclismo, juntamente com o Centro Desportivo e Cultural (CDC) de Navais. Este é o ciclismo que queremos. Aquele que vai do topo até à base, que vai da estrada ao fora de estrada, que vai do simples lazer à alta competição”.

Delmino Pereira, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, recordou o tempo em que foi ciclista profissional, quando tinha competições quase todas as semanas. “Hoje, já não é assim”, lamentou o antigo atleta profissional. “O ciclismo profissional tem mediatismo e não pode acabar. Penso que a forma como o CDC de Navais e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem contribuído para a afirmação da modalidade é a solução para a continuidade do ciclismo profissional”.

Aqui ficam, então, os pormenores das três provas que vão decorrer ao longo de 2012.   

A Clássica da Primavera irá realizar-se no dia 7 de abril. Esta será a 17ª edição da competição organizada pelo Centro Desportivo e Cultural de Navais e pela Associação de Ciclismo do Porto, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Às 11h00, junto à Esplanada do Carvalhido, os ciclistas iniciam um percurso de 130 quilómetros, dentro do concelho, que inclui seis subidas ao Monte de S. Félix, na freguesia de Laundos. As principais equipas portuguesas de Elites e Sub-23, da vertente de ciclismo de Estrada, já confirmaram a sua presença nesta prova, a primeira do calendário do ciclismo a contar para a Taça Nacional de Estrada. A 17ª Clássica da Primavera, dirigida somente a atletas profissionais, terminará, sensivelmente, às 14h15, também junto à Esplanada do Carvalhido.

O Troféu Cidade da Póvoa de Varzim é uma competição que inclui cinco provas de ciclismo. A primeira, “Ciclismo para Todos”, realiza-se no dia 7 de abril. À semelhança da Clássica da Primavera, os participantes desta prova iniciam o seu percurso junto à Esplanada do Carvalhido, às 15h30, local onde também terminam a sua participação, após um trajeto de aproximadamente 65 quilómetros. As freguesias de Aver-o-Mar, Navais, Estela, Laundos, Terroso, Amorim e Póvoa de Varzim serão “visitadas” pelos atletas que devem ter mais de 18 anos, federados ou não. Um dos objetivos desta iniciativa é proporcionar a atletas que não são profissionais a oportunidade de fazerem o percurso da Clássica da Primavera, uma das competições mais prestigiadas do país.

A competir lado a lado com os participantes da prova “Ciclismo para Todos” vão estar atletas masters. Isto porque, conjuntamente com essa competição, irá decorrer o Campeonato Regional de Masters. Três escalões de atletas (A, entre os 30 e os 39 anos; B, entre os 40 e os 49 anos; e C, com mais de 50 anos) vão disputar o título de Campeão Regional. Para participar, os atletas devem ser federados.

Após a realização da prova “Ciclismo para Todos”, a luta pelo Troféu Cidade da Póvoa de Varzim continua. No dia 6 de maio será realizada a prova “Póvoa – Sr.ª da Graça”; no dia 17 de junho, acontecerá a prova, “Póvoa – Castelo de Paiva”; no dia 15 de julho, a prova “Póvoa – Gerês” e, finalmente, no dia 8 de setembro, arranca a última etapa deste Troféu Cidade da Póvoa de Varzim, o “Bikecamp”. 

O Troféu Cidade da Póvoa de Varzim é organizado pelo Centro Desportivo e Cultural de Navais, pela Bikeservice e pela Associação de Ciclismo do Porto, contando com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, da Câmara Municipal de Mondim de Basto, da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, da Câmara Municipal de Terras de Bouro e da Junta de Freguesia de Navais.

Os interessados em participar neste Troféu devem efetuar as inscrições no seguinte sítio eletrónico: www.bikeservice.pt.

Em 2011, o Plano de Promoção do BTT aconteceu pela primeira vez, tendo-se revelado um êxito com a participação de mais de 700 atletas. Este ano realiza-se a segunda edição da competição, que inclui seis provas dirigidas a todos os praticantes da modalidade, federados ou não. O calendário é o seguinte: 15 de abril, Estela; 20 de maio, Aguçadoura; 24 de junho, Terroso; 22 de julho, Laundos; 16 de setembro, Criaz (Apúlia, Esposende); 30 de setembro, Navais.

Todas as provas são pontuáveis, quer para a classificação individual, quer para a classificação coletiva. As inscrições devem ser efetuadas no seguinte sítio eletrónico: www.bikeservice.pt.

O Plano de Promoção do BTT é organizado pelo Centro Desportivo e Cultural de Navais em parceria com os clubes de BTT da Póvoa de Varzim, o “Malhos Team”, o “Aguça BTT”, o “BTTaraqueiros”, o “X Par”, entre outros, e com o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Varzim, das Juntas de Freguesia e da Associação de Ciclismo do Porto.

A finalidade do Plano de Promoção do BTT é promover a prática desportiva, em particular o ciclismo todo o terreno, permitindo a participação de crianças, nascidas a partir de 2006, até aos atletas masters, federados ou não.