A festa terá o seu ponto alto às 16h00 com a Grandiosa Procissão. Esta é composta por seis andores, acompanhada pela Banda Musical e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim. O itinerário é o seguinte: Rua Patrão Sérgio, Rua Elias Garcia, Rua Patrão Lagoa, Avenida Mousinho de Albuquerque, Rua Caetano de Oliveira, Rua Latino Coelho, Avenida dos Banhos, Rua Serpa Pinto, recolhendo à Igreja. A passagem pela Praia da Salgueira, na Avenida dos Banhos, será assinalada por um Grande Tiroteio.

Às 10h00 será celebrada a Missa Solene, cantada pelo Coro da Capela, com Sermão, ao Evangelho, proferido pelo orador sacro Padre Paulo Sérgio Rodrigues da Silva.

Mas as solenidades religiosas em honra de Nossa Senhora do Desterro começaram a 5 de junho, com a Novena Preparatória para a Festa. Nos dias 11, 12 (às 16h00) e 13 (às 15h30), haverá tríduo preparatório para a Festa, seguido de Missa Vespertina, com sermão proferido pelo orador sacro Padre Paulo Sérgio Rodrigues da Silva.

As festas em honra de Nossa Senhora do Desterro revestem-se de grande importância, sobretudo para a comunidade piscatória, particularmente devota desta santa. Os tapetes de flores, tradição já muito antiga, e a procissão são dois dos aspetos mais marcantes das festividades.