Este livro, com texto de Ana Paula Mateus e ilustrações de Esgar Acelerado, foi o trabalho vencedor da primeira edição do Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha atribuído no âmbito do Correntes d’Escritas 2011.

A apresentação da obra foi feita por Luís Diamantino que revelou estar bastante feliz e emocionado pela longa relação de amizade que, desde a juventude, mantém com a autora galardoada no concurso literário. “A Paula é uma poveira que está loucamente enamorada pela sua terra e o seu livro é um veículo de cultura e de promoção turística e cultural da Póvoa de Varzim”, constatou.

“Aqui temos a Póvoa toda”, apurou o autarca referindo que a escritora “conseguiu condensar a nossa cidade em sete histórias”, acrescentando que “a Paula escreve como quem vagueia pela cidade. Alguém que inunda as páginas deste livro com o nosso mar e o vento norte”.

O Vereador referiu-se ainda ao tempo e espaço das narrativas e à relação que o protagonista estabelece com a cidade transmitindo emoções e citando lugares que todos conhecemos.

Luís Diamantino falou também das ilustrações e concepção gráfica do livro da autoria de Esgar Acelerado que “conseguiu uma fusão entre o texto e as imagens que criou”.

Apesar de considerar que o trabalho do artista gráfico fala por si, Esgar Acelerado revelou que “as histórias são todas negras, excepto uma”, o que para si, “é algo fácil de representar”. Assim sendo, o ilustrador disse que começou a ler os textos e as imagens foram fluindo, sendo que a mais difícil foi a história mais bonita, com final feliz.

“Sinto-me orgulhoso por ter participado neste projecto”, expressou, acrescentando que “este livro é estranho porque destina-se a adultos e tem ilustrações”.

Sobre o concurso que deu origem à publicação de Sete Estórias do Vento Salgado, Ana Paula Mateus disse que o nome Fundação Dr. Luís Rainha a seduziu porque “é uma figura da minha infância que recordo como um homem culto e generoso que não vejo desde os meus dez anos. Era amigo do meu avô”. Para além disso, “falar sobre a minha cidade era fácil” e quando decidiu participar, “à noite, saiu o primeiro texto”.

A professora de Língua Portuguesa anunciou que o livro era “dedicado à memória do meu pai”, que morreu quando ela tinha apenas quatro anos, e “fez-me falta todos os dias da minha vida” e também aos seus avós maternos, ao avô, “porque com ele aprendi o amor que tenho aos livros” e à avó “quem me ensinou tudo o que uma mulher prendada deve saber”.

Ana Paula Mateus afirmou que inicialmente tinha oito histórias escritas, que redigiu em 20 dias apenas, acabando por publicar apenas sete, tendo em conta a carga mística que este número contém. A preceder cada história, a autora colocou uma epígrafe de David Mourão-Ferreira, como forma de homenagear o poeta que a fascina. «Que dúvida Que dívida Que dávida/ Que duvidávida afinal a vida», “são versos que resumem a minha visão da vida”, revelou. Sobre o tema do texto, esclareceu que escreveu sobre “aquilo que se sente mais à vontade, as emoções, o indizível. Fala da solidão, da saudade, de sonhos por cumprir, de inquietudes, da morte e do seu carácter final e irreversível”. Quanto aos protagonistas, informou que” são cidadãos anónimos, o poveiro sem rosto que dá corpo à cidade”. Em suma, “o livro é um bocadinho de mim”, disse.

Prémio Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas

Para além da apresentação do livro publicado no âmbito da 1ª edição do Prémio Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas, Luís Diamantino anunciou que está disponível, no portal municipal, o regulamento para a edição de 2012, alertando para o facto de este ter sofrido algumas alterações.

Este galardão distingue, anualmente, um livro inédito (romance, contos, ensaio ou poesia) cuja temática seja a Póvoa de Varzim. Podem concorrer ao Prémio todos os cidadãos portugueses ou de todos os países de expressão portuguesa e espanhola que apresentem trabalhos sobre a Póvoa de Varzim. Os participantes habilitam-se ao prémio de mil euros e ainda a verem a sua obra editada pela Fundação. O Prémio não poderá ser atribuído a obras galardoadas com outros Prémios do Correntes d’Escritas nem a trabalhos cujo autor tenha sido galardoado com o Prémio Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas nos últimos cinco anos.

Os interessados poderão concorrer à 2ª edição do Prémio Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas até 30 de Setembro de 2011.

Fundação Dr. Luís Rainha

Representada na sessão por Inácio Sousa Lima, a Fundação Dr. Luís Rainha atribuiu, para além deste, outros prémios no âmbito do incentivo cultural à juventude, mais concretamente, de aproveitamento escolar designado Prémio Cofanor – Fundação Dr. Luís Rainha. Foram galardoadas com este Prémio, Sara Cruz Pinto da Silva, estudante com a melhor classificação final (17 valores) do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas no ano lectivo 2009/2010, e Sofia Barroso Riboira, a aluna melhor classificada (média 18) do 12º ano da Escola Secundária Eça de Queirós, que em 2009/2010 ingressou em Farmácia.