Nos dias 14 e 15 de março, terá lugar mais uma edição do Póvoa Dance Fest, um dos principais eventos de dança da região norte, promovido pela Associação RP Dancers, com o apoio do Município da Póvoa de Varzim e da Escola Secundária de Rocha Peixoto.
O evento vai distribuir-se entre a Escola Secundária de Rocha Peixoto (eventos formativos e culturais) e o Pavilhão Desportivo Municipal (espetáculos), permitindo uma maior participação da comunidade e melhores condições técnicas.
No dia 14, na Escola Secundária Rocha Peixoto, às 14h00, terá lugar uma Battle direcionada a bailarinos em início de percurso competitivo, promovendo o desenvolvimento da vertente desportiva e cultural do Hip Hop, Back to Begin. Já às 21h00, no Pavilhão Municipal, vai realizar-se um espetáculo de elevado valor artístico onde 10 grupos convidados competem perante o público, sendo o vencedor decidido por sistema de votação, You Decide.
No domingo, dia 15, às 17h00, o Pavilhão Municipal vai ser palco do Póvoa Showcase, evento de encerramento do festival e momento alto de celebração da comunidade local. O Póvoa Showcase assume-se como uma grande exibição das escolas e academias do concelho, reunindo em palco os diferentes projetos de dança da cidade. Para além das apresentações, este momento inclui ainda a apresentação oficial dos atletas e equipas que representam a Póvoa de Varzim no circuito competitivo de 2026, reforçando o sentimento de identidade, pertença e orgulho local. Mais do que um espetáculo, o Póvoa Showcase é uma afirmação da força cultural da cidade e do trabalho desenvolvido ao longo do ano por crianças, jovens e associações.
Com uma previsão de cerca de 700 participantes e uma audiência estimada de 3 000 pessoas ao longo dos dois dias, o Póvoa Dance Fest 2026 pretende continuar a crescer, consolidando-se como um evento de referência, promovendo a cidade, incentivando o desenvolvimento artístico e reforçando a dança como ferramenta de inclusão, formação e expressão cultural.
