Passar para o conteúdo principal

De 29 de novembro a 9 de dezembro decorre o programa comemorativo da Nossa Senhora da Conceição na Póvoa de Varzim, cujas celebrações estão centradas na Fortaleza, que leva o nome da Padroeira de Portugal e da Póvoa de Varzim.

Neste período, a Comissão de Festas da Imaculada Conceição do Castelo leva a efeito uma Novena Preparatória, sempre às 15h00, na Capela do Castelo.

O ponto alto das festividades será no fim de semana de 7 a 9 de dezembro.

Assim, no dia 7, às 21h00, sai da Capela do Castelo a Procissão de Velas, que será acompanhada a cânticos pelo Grupo Esperança Jovem da Lapa. A Procissão percorre a Rua Tenente Veiga Leal, a Rua Dr. António da Silveira, a Rua 31 de Janeiro, a Rua Coronel Oudinot, a Rua dos Ferreiros, a Rua Costa Novo, a Rua Tenente Valadim e termina no Largo do Castelo, com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

No dia 8, Dia da Imaculada Conceição, tem lugar, às 11h30, na Capela do Castelo, a Missa Solene, com cânticos pelo Grupo Esperança Jovem da Lapa, e sermão. Às 15h15 o Largo do Castelo recebe o Grande Arraial, com a atuação do Rancho Estrela do Norte e do Rancho Tricanas da Lapa. É também durante o arraial que se dá a tradicional subida ao pau ensebado, com surpresas, e também a queima dos bonecos de fogo preso e de fogo de jardim, que culminam dando forma à imagem do bouquet da Imaculada.

As Festas da Imaculada Conceição, que contam com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, terminam a 9 de dezembro, com o Beija-mão a Nossa Senhora, entre as 14h00 e as 17h00. 

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.