Neste período, a Comissão de Festas da Imaculada Conceição do Castelo leva a efeito uma Novena Preparatória, sempre às 15h00, na Capela do Castelo.

O ponto alto das festividades será no fim de semana de 7 a 9 de dezembro.

Assim, no dia 7, às 21h00, sai da Capela do Castelo a Procissão de Velas, que será acompanhada a cânticos pelo Grupo Esperança Jovem da Lapa. A Procissão percorre a Rua Tenente Veiga Leal, a Rua Dr. António da Silveira, a Rua 31 de Janeiro, a Rua Coronel Oudinot, a Rua dos Ferreiros, a Rua Costa Novo, a Rua Tenente Valadim e termina no Largo do Castelo, com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

No dia 8, Dia da Imaculada Conceição, tem lugar, às 11h30, na Capela do Castelo, a Missa Solene, com cânticos pelo Grupo Esperança Jovem da Lapa, e sermão. Às 15h15 o Largo do Castelo recebe o Grande Arraial, com a atuação do Rancho Estrela do Norte e do Rancho Tricanas da Lapa. É também durante o arraial que se dá a tradicional subida ao pau ensebado, com surpresas, e também a queima dos bonecos de fogo preso e de fogo de jardim, que culminam dando forma à imagem do bouquet da Imaculada.

As Festas da Imaculada Conceição, que contam com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, terminam a 9 de dezembro, com o Beija-mão a Nossa Senhora, entre as 14h00 e as 17h00.