Na primeira Reunião de Câmara do mês de agosto o executivo aprovou o Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU 2020) na Póvoa de Varzim.
O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, explicou que este é o novo instrumento de referência da política de gestão de resíduos urbanos em Portugal Continental e pretende estabelecer a visão e as medidas a implementar no quadro da gestão de resíduos urbanos. Simplificando, até 2020 Portugal Continental deverá reduzir a produção de resíduos e a LIPOR – e, consequentemente, a Póvoa de Varzim – deverá seguir o seu próprio plano de ação para que os valores almejados se concretizem.
Sendo assim, Portugal Continental conta com uma nova meta de redução da produção destes resíduos para 2020, que fica nos 10% em relação aos resíduos produzidos em 2012. Esta percentagem coloca a produção de resíduos urbanos em Portugal abaixo dos 410 kg/(hab/ano) em 2020. Uma meta intermédia prevê ainda que, até 31 de dezembro de 2016, se alcance uma redução mínima da produção de resíduos por habitante de 7,6% em peso, relativamente ao valor verificado em 2012.
Já no que diz respeito à reciclagem de resíduos de embalagem, esta apresentação prévia do PERSU 2020 impõe, até 31 de dezembro de 2020, a reciclagem de pelo menos 70% em peso dos resíduos de embalagens.