No próximo sábado, a partir das 15h00, será inaugurada a exposição de pintura "Migrantes" de Daiana Gisel Candelieri, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.
Natural de Rosário, na Argentina, Daiana Gisel Candelieri é técnica em comunicação multimédia, professora de Artes Visuais, escritora e ilustradora. Com várias exposições na sua carreira e um livro infantil publicado (Danilo o inventor) publicado no seu país de origem, mudou-se para Portugal há dois anos e desde então, o seu trabalho baseia-se em sentimentos e experiências pessoais e de pessoas com as mesmas vivências.
Através desta série de ilustrações, a artista pretende mostrar o desenraizamento, talvez com alguma tristeza, mas com a esperança de um amanhã melhor, de uma vida marcada pela decisão de migrar, “uma das coisas mais difíceis que um ser humano pode fazer”, pois deixa para trás “tudo o que conhecíamos, os nossos costumes, as nossas famílias e, muitas vezes, até a nossa própria identidade”.
Nesta obra, a autora reflete sobre a realidade poveira: “debaixo de toda aquela água e do vento que sopra, há uma vida, Póvoa de Varzim, a cidade dos ventos convida-o a esquecer penteados sofisticados e roupas secas. Convida a encontros debaixo de um pequeno teto colorido. Convida-nos a cuidar dos outros, convida-nos a percorrer as suas ruas sem nos preocuparmos com mais nada. Sabemos que, aconteça o que acontecer, os guarda-chuvas desta pequena, mas grande cidade, darão cor a um dia cinzento.”
A exposição estará patente na Biblioteca Municipal até ao dia 28 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e aos sábados, entre as 14h00 e as18h00.