Em quarto lugar ficou o Chega com 2 203 votos (9%), seguido do BE com 815 (3,33%), do Livre com 791 (3,23%) e da CDU com 474 (1,94%). Os resultados do nosso concelho estão disponíveis para consulta aqui e os gerais do País aqui.

Sobre os dados apurados, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim referiu que “os poveiros voltaram a reafirmar a sua confiança no projeto coletivo que tem vindo a liderar o concelho nos últimos 30 anos”. Prova disso mesmo é o resultado inequívoco da AD em todas as freguesias do nosso concelho, algo que Aires Pereira considera que se deve “ao mérito do partido e da lista que se apresentou a eleições, mas também graças ao trabalho de credibilidade do Partido Social Democrata a nível local”.

Nas suas considerações, o autarca mostrou-se ainda satisfeito por ter “prevalecido a moderação, o respeito pelos valores democráticos e a preservação do valor das instituições” em virtude da queda acentuada em número de votos dos partidos “mais extremistas, tanto à esquerda quanto à direita”. E isso, considera o Presidente da Câmara, deve “descansar e orgulhar a nossa comunidade”.

Mais de 24 mil poveiros votaram, ao longo do dia de hoje, um aumento de aproximadamente 5 500 votantes face ao número registados nas últimas eleições europeias de 2019 no concelho da Póvoa de Varzim.