O evento tem inicio marcado para as 10h15, com a Formatura Geral pronta, seguindo-se a Guarda de Honra ao General Chefe do Estado Maior do Exército (CEME), general Rovisco Duarte, que preside à cerimónia.

A partir das 10h45, irá proceder-se à integração do Estandarte Nacional na Formatura Geral; homenagem aos militares falecidos em defesa da Pátria; alocução do Diretor Honorário do Serviço de Administração Militar e imposição de Condecorações, depois de uma uma mensagem por parte do CEME.

De seguida, as forças militares irão desfilar em parada, pelas 12h00, que antecederá uma atuação da Banda Militar do Exército (12h15) e um desfile motorizado (12h30).

Esta iniciativa será realizada no centro da Póvoa de Varzim, como testemunho de apreço à população local, e surge no âmbito das celebrações do 11º aniversário da instituição, que se assumiu, desde a sua criação, como Centro de Formação Militar Multidisciplinar do Exercito Português e desenvolve igualmente funções de investigação e de apoio ao Exército na componente logística.