A Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esteve presente na cerimónia de encerramento e explicou em que medida o Município está comprometido com os dois temas centrais subjacentes à organização do evento – a juventude e a saúde.

Andrea Silva explicou que tendo a Póvoa de Varzim 55% da sua população em idade ativa, o esforço atual é no sentido de captar e manter talento jovem no concelho, através de uma clara aposta na educação e na inovação.

Ao nível da educação, só nos últimos 4 anos a autarquia já investiu mais de 10 milhões de euros na requalificação e ampliação das nossas escolas; ao nível da inovação, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apresentou recentemente um programa de atividades e a estratégia PÓVOA iNOVA que via potenciar o empreendedorismo no concelho. Isto refletiu-se num crescimento populacional no concelho em 1,3%, contrariamente à tendência observada a nível nacional, mas também numa necessidade de corresponder, cada vez mais, em termos de qualidade e eficiência de serviço às necessidades de quem escolhe residir na Póvoa de Varzim.  Uma dessas necessidades, como explicou a Vereadora da Coesão Social, é ao nível da saúde pública, área em relação à qual a Câmara Municipal aloca grandes recursos e investimento – por exemplo, através da cedência de terreno e verba para a ampliação do nosso Hospital e da criação de balcões SNS 24 em todas as freguesias.