Um sorriso aberto, para aqueles que apelidam a cidade de sua,  mas também para aqueles que, talvez atraídos por esse mesmo sorriso, escolhem a Póvoa como destino para os seus momentos de lazer.

Para todos eles, o município tem preparado, de Janeiro a Dezembro, mas com especial cuidado nos meses de Verão, um vasto conjunto de iniciativas, institucionais ou organizadas pelas dezenas de parceiros sociais, que imprimem o dinamismo à cidade, elemento tão precioso ao seu sorriso.

Entre as actividades institucionais (e porque não se podem mencionar todas, de tantas que são), destaque para uma iniciativa que nos tem vindo a acompanhar desde o início do ano: a campanha Sabores Poveiros, um convite à descoberta da gastronomia poveira, nascida do casamento entre terra e mar, com “colheradas” da cozinha minhota. Parta para esta descoberta num dos muitos restaurantes aderentes, onde, mensalmente, um novo prato compõe o menu. E porque uma cidade tem sempre os seus arraiais e os seus santos de predilecção, não podia a Póvoa deixar passar o S. Pedro sem um extenso programa de festas, onde se inclui a música, o desporto, as actividades tipicamente populares, com as Rusgas Poveiras, e os momentos religiosos, numa festa que, tendo já começado, só termina a 8 de Julho. 

Os festivais são também uma das apostas para a animação cultural da Póvoa. São eles o XXIX Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, que decorre de 6 a 28 de Julho, o Festival Músicas do Mar, de 30 de Agosto a 2 de Setembro e ainda o I Festival Internacional de Vídeo Musical da Póvoa de Varzim, que tem lugar entre 6 e 9 de Setembro.  Um outro festival, mas de livros, tem lugar em Agosto. É a Feira do Livro, considerada a terceira maior do país, e que, este ano, decorre entre 3 e 19 de Agosto. No campo do desporto, e para os mais destemidos, prepara-se, por estes dias, o Capital Radical, que, como o próprio nome indica, vai oferecer, entre 13 e 15 de Julho, um conjunto de actividades desportivas que vão mexer com os níveis de adrenalina.  Também em Julho, de 20 e 22, mas num registo bem mais diferente, decorre a Exposição de Solidariedade, evento que vai juntar instituições de solidariedade do concelho, que mostram e vendem os seus produtos.

Animação dos Sítios Históricos é outra das actividades que se tem desenvolvido ao longo do ano, com várias actividades que visam redescobrir a história onde esta aconteceu. Dentro desta actividade, é ainda possível visitar a exposição de Iconografia Jacobeia, patente no Núcleo Museológico da Igreja de S. Pedro de Rates, até Setembro. E já que falamos de História, porque não assistir à recriação “A Cividade de Terroso na Idade do Ferro”, a 28 de Julho.

Das actividades nascidas da actividade das largas dezenas de parceiros sociais destaque, no mês de Julho, o Pg Fashion Project, um desfile de moda, no dia 14, para o Encontro de Minis, a 15 ou o de Carochas, a 21 e 22.  A Agroleite, uma das maiores feiras agrícolas do país, decorre também em Julho, entre 19 e 22, assim como o Festival de Marisco do MAPADI (MAPADI para Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual), que, iniciando-se a 27 de Julho, entra pelo mês de Agosto, terminando a 5. Nesse mesmo dia, 5 de Agosto, decorre a Aguçadoura Beach Party e no fim-de-semana que se segue, mais concretamente entre 10 e 12, a Praia da Lagoa recebe o I Torneio Internacional de Futevólei. Em Setembro, destaque para o 2º Festival de Animação de Rua, no dia 8, e para a Feira de S. Miguel-o-Anjo, também uma recriação histórica, nos 8 e 9.

Ninguém pode dizer que ficou de fora, pois nestes meses de Verão, centenas de eventos, desde as mais simples actividades de animação, passando pelos eventos desportivos e culturais, ocupam um ponto da cidade, validando, uma e outra vez, o título da Póvoa de Varzim como cidade da Cultura e do Lazer.

Mantenha-se atento a este sorriso no portal municipal ou visitando o Posto de Turismo, para mais informações.