A decorrer entre 6 e 9 de Setembro, tanto em espaços públicos como privados, o ViMus pretende premiar a criatividade visual dos autores dos vídeos musicais realizados no país e no estrangeiro.

Estarão em competição os formatos de videoclipes, videodocumentários musicais e videoconcertos, isto é, os produtos audiovisuais que habitualmente são utilizados como meios de divulgação da matéria musical: os documentários musicais, os concertos em vídeo e os telediscos. Um júri independente, com figuras de renome no meio, estará encarregado de avaliar os trabalhos tendo em conta as suas qualidades técnico-estéticas.

 

Carlos Saura Buraka David Fonseca

 

Esta primeira edição contará com grandes vultos do meio audiovisual, sendo que confirmada está já a presença de José Pinheiro, pioneiro na realização de videoclipes em Portugal, através da primeira retrospectiva videográfica do seu trabalho, “Brava Dança”, em exibição durante o Festival. Haverá ainda lugar para um especial sobre o conceituado realizador espanhol Carlos Saura e uma retrospectiva dos mais importantes realizadores de videoclipes espanhóis comissariada por Luis Cerveró.

Estarão em competição vídeos que se destacam quer pela qualidade da sua realização, já que são assinados pelos mais conceituados realizadores a nível mundial, quer pelas bandas musicais que neles participam, onde se destacam nomes bem conhecidos do público, entre bandas internacionais e portuguesas. Assim, são esperados trabalhos de todo o mundo.

Esteja atento, porque em breve serão divulgados pormenores da programação do Festival ViMus. Até lá, consulte o portal municipal e poderá obter mais informações sobre o evento.

Pode, desde já, consultar e imprimir o desdobrável editado com o programa do Festival.