São os seguintes:

A Terceira Miséria, Hélia Correia, Relógio D’ Água

As Raízes Diferentes, Fernando Guimarães, Relógio d’Água

Caminharei Pelo Vale da Sombra, José Agostinho Baptista, Assírio & Alvim

Como se desenha uma casa, Manuel António Pina, Assírio & Alvim

De Amore, Armando Silva Carvalho, Assírio & Alvim

Em Alguma Parte Alguma, Ferreira Gullar, Ulisseia

Lendas da Índia, Luís Filipe Castro Mendes, Dom Quixote

Negócios em Ítaca, Bernardo Pinto de Almeida, Relógio D’Água

As listas dos finalistas, bem como dos 75 livros recebidos para o concurso, estão disponíveis no portal municipal. São livros de poesia publicados em português, editados em Portugal (1ª. edição), escritos por autores de língua portuguesa, castelhana e hispânica, entre julho de 2010 e junho de 2012. Foram excluídas as obras que não tenham respeitado as datas e as Obras Póstumas, Obras Completas, Compilações e Obras de Literatura Infanto-Juvenil.

O Júri, constituído por Almeida Faria, Carlos Vaz Marques, Helena Vasconcelos, José Mário Silva e Patrícia Reis, reunirá no dia 20 de fevereiro para decidir qual será o livro vencedor.

Ao Prémio Literário Correntes d’Escritas/ Papelaria Locus concorreram mais de uma centena de trabalhos (103) – poesia – escritos por jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, naturais de países de expressão portuguesa. O valor deste Prémio Literário é de mil euros e, para além disso, o Poema premiado será publicado na edição seguinte da Revista Correntes d’ Escritas.

Para o Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’ Escritas foram recebidos onze trabalhos sobre a Póvoa, de prosa ou poesia. Os participantes habilitam-se ao prémio de mil euros e ainda a verem a sua obra editada pela Fundação

Está ainda a decorrer o processo de receção e catalogação dos trabalhos concorrentes ao Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas Porto Editora (para trabalhos coletivos realizados por turmas do 4º. ano do 1º. ciclo do Ensino Básico).

O anúncio dos premiados realizar-se-á no dia 21, pelas 11h00, no Casino da Póvoa, na Sessão de Abertura da 14ª edição do Correntes d’ Escritas, que decorrerá até ao dia 23, data na qual será entregue o Prémio ao autor galardoado na sessão de Encerramento – Cerimónia Pública – do Encontro.