No âmbito do evento, serão atribuídos Prémios Literários. Estão disponíveis os Regulamentos de dois concursos: Prémio Literário Correntes d’Escritas Papelaria Locus e Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas.

O primeiro é para jovens, de Portugal ou de países de expressão portuguesa, entre os 15 e os 18 anos, e distingue um conto escrito em português. O valor do Prémio Literário Correntes d’Escritas Papelaria Locus é, em 2016, de 1000€. Para além disso, o conto premiado será publicado na edição seguinte da Revista Correntes d’Escritas. Os trabalhos podem ser enviados até 30 de dezembro de 2015.

O segundo distingue uma obra (livro) inédita, escrita em português – romance, contos ou poesia -, cuja temática seja a Póvoa de Varzim. O vencedor receberá um prémio monetário de 1000€ e verá o seu livro publicado pela Fundação. Os trabalhos podem ser enviados até 31 de dezembro de 2015.

O anúncio das obras premiadas será feito na sessão de abertura da XVII Edição do Correntes d’ Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, em fevereiro de 2016. A entrega do Prémio ocorrerá na sessão de encerramento, em cerimónia pública, do Correntes d’Escritas, em fevereiro de 2016.