Dividida em duas sessões diferentes, ambas às 20h30, esta formação será direcionada a dirigentes, técnicos de arquivo, bibliotecas e museus (superior e/ou profissionais), fotógrafos, conservadores, estudantes e público em geral.

O Workshop, lecionado por Carolina Ventura, do Laboratório de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos da Universidade do Porto, irá abordar uma componente mais teórica (dia 10) e uma vertente prática (12). No final das duas sessões, os formandos estarão mais habilitados a abordar a complexidade física e mecânica da prova fotográfica, a identificar a importância da conservação preventiva, a minimizar os fatores de deterioração e o negativo como recurso para nova revelação e estarão mais aptos para trabalhar a higienização mecânica superficial com pipeta ou trincha de cerdas macias, os vincos e cantos dobrados, o acondicionamento de caixas e saquetas.

As inscrições são limitadas e sujeitas a marcação prévia através do email arquivomunicipal@cm-pvarzim.pt, e têm o custo de €35,00, que inclui certificado de participação.