Organizado pela Associação de Horticultores com o apoio da União de Freguesias Aguçadoura e Navais e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, este encontro contou com a realização de palestras, stands informativos, mas também com muita animação. Durante os três dias, centenas de horticultores visitaram o Pavilhão Multiusos.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, afirmou que o município estará sempre “disponível para que este seja sempre um evento de referência”. O autarca explicou que “há cerca de um ano reuni-me com os produtores de leite da Póvoa de Varzim alertando para a necessidade de procederam à legalização das suas instalações. Fizemos um trabalho árduo no terreno com a identificação de todos os produtores, cerca de duas centenas de produções. Passado todo este tempo não temos mais de 10% das instalações legalizadas. Não estou a dizer que a culpa é dos produtores. A culpa é dos portugueses, somos assim e deixamos tudo para o último dia. Mas, esse setor em particular começa a sentir a dificuldade em competir num mercado aberto, não protegido. Com o fim das cotas leiteiras constatamos a dificuldade deste setor. Por isso, é importante para a horticultura que se prepare para o futuro”.

O edil sublinhou que “o mercado não procura qualidade, procura produtos ao mais baixo preço. Organizem-se e protejam-se porque quando o mercado for aberto será cada vez mais difícil colocarem os produtos a preços que sejam sustentáveis. O tempo corre à velocidade da luz e quero desafiar-vos a organizarem-se rapidamente para se defenderem no futuro para o maior desafio que aí vem e que porá em causa a sobrevivência das vossas empresas e das vossas famílias”.

Mas Aires Pereira comunicou, ainda, que “a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim irá, em 2016, associar-se à redução de impostos para as famílias numerosas (mais de quatro elementos), bem como não haverá nenhum aumento nos impostos na Póvoa de Varzim. Haverá, ainda, um ajustamento no preço da água. Não para cima, mas para baixo. Habitualmente, os dirigentes políticos anunciam sempre subidas e não descidas. Mas a Câmara Municipal tem sabido distinguir o que é fundamental do que é supérfluo”.

Veja a fotogaleria