O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente na sessão de inauguração revelando tratar-se de “uma cerimónia singela mas com grande significado”.

Na sua opinião, a obra veio restabelecer dignidade à freguesia, que é uma referência no concelho e local de visita obrigatório, acrescentando que a Câmara Municipal deu a sua ajuda para que isto fosse possível.

Aires Pereira lembrou que o arranjo da igreja foi a razão principal que mobilizou tanta gente a ir ao Espaço Ar de Rock, no Monte São Félix, às sextas-feiras à noite, sendo que a receita apurada no bar financiou, em parte, a obra. A este propósito, constatou que não houve nenhuma freguesia tão mediatizada, no país, graças a este projeto impulsionado pelo padre Guilherme Peixoto.

“Após vários anos e com uma comunidade unida a trabalhar por esta causa, a obra está feita”, afirmou o Padre Guilherme Peixoto enumerando que a mesma contemplou: arranjo do telhado com substituição parcial do mesmo; substituição total do reboco exterior, torre sineira, e parcial no interior; construção do sistema de drenagem e ventilação; novo sistema de som interior e exterior; remodelação completa da sacristia, armários, teto, chão e paredes; reforço pontual da iluminação interior; requalificação da zona da Pia Batismal; remodelação total do adro e respetiva iluminação; nova porta para a torre sineira; novas janelas para a Igreja Matriz; arranjo dos muros exteriores; arranjo da estrada em frente à mesma e pintura da residência paroquial e arranjo dos portões.

O Pároco disse que era “uma obra reclamada há muitos anos” mas que “só agora foi possível realizar. Para isso muito contribuíram as primeiras edições do Laundos em Movimento, bem como o esforço das Confrarias da Igreja Matriz e entidades civis”.

Para além disso, Guilherme Peixoto reconheceu que “houve tanta gente boa que nos ajudou, da paróquia e de fora”, deixando o seu agradecimento: à Câmara Municipal, sob a presidência do Eng. Aires Pereira, bem como à Junta de Freguesia de Laundos sob a presidência de António Pontes; ao Arquiteto Mário Jorge e ao seu gabinete OGO ARQUITETOS; ao Eng. José Luís Ramos; ao Sr. Manuel Isidoro, empreiteiro da obra, e ao Conselho Económico Paroquial que com incansável e exemplar dedicação permitiu e trabalhou para que o sonho se tornasse realidade.

“Com pessoas assim sei que posso dormir descansado”, concluiu o Pároco, explicando a escolha do dia 8 de dezembro para a inauguração da obra, “um dia em que honramos a mãe e o Filho: Maria na Sua Imaculada Conceição e Jesus com o Sagrado Lausprene”.

Veja algumas das imagens que marcaram este dia, aqui.