A remodelação foi possível através do apoio do município, que atribuiu cerca de 25 mil euros, uma vez que é também um objetivo da Câmara Municipal que o projeto tenha condições para continuar a crescer e a prestar um serviço de qualidade à comunidade sénior poveira. Por entender que a Universidade é um apoio essencial para centenas de pessoas, o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, fez questão de visitar as instalações e inaugurar o novo espaço.

O autarca explicou que a Câmara Municipal e a Universidade Sénior têm traçado objetivos e, paulatinamente, têm sido conquistados. “Este ano alcançamos as duas centenas de universitários, o que deixa uma questão àqueles que desconfiam do trabalho aqui feito: onde estariam estas 200 pessoas se não estivessem neste local de encontro e partilha?”

Aires Pereira sublinhou que “este é um projeto importante não só para as pessoas. É importante para a Póvoa de Varzim. Há quase dois anos que sou Presidente da Câmara e este é um dos projetos que mais me tem enchido de alegria, não só por vos ver felizes e ativos mas também por terem trazido vida a este local da cidade. Vocês trazem segurança à comunidade. A segurança faz-se quando vocês chegam aqui e veem caras conhecidas e, quando elas não aparecem, há preocupação. O abandono é um dos grandes males da sociedade portuguesa. Muitas vezes abrimos as páginas dos jornais e lemos notícias sobre pessoas que estavam mortas em casa há semanas e ninguém se apercebeu e deu pela falta delas. Este projeto fará com que na Póvoa de Varzim isso nunca aconteça”.

“Vale a pena viver na Póvoa de Varzim. Somos uma sociedade inclusiva e ninguém está dispensado” reforçou o Presidente da Câmara Municipal.

O Presidente do Rotary Club da Póvoa de Varzim, José Gonçalves, explicou que “esta obra só foi possível porque a Câmara Municipal, nomeadamente Aires Pereira, compreendeu que, sendo este um projeto para as pessoas, o deveria apoiar. Sei, porque é público, que teve várias manifestações de desacordo com este apoio. Alguns dirão, ou dizem, que o Rotary não precisa de apoio. É verdade, Rotary não precisa de apoio. Mas as pessoas da Póvoa de Varzim, sobretudo as de classe etária mais elevada, precisam e merecem. Sabemos que a Câmara apoia muitas associações poveiras, umas mais viradas para o desporto, outras para a cultura. Mas, na sua generalidade, vocacionadas para faixas etárias mais baixas. Então, porque surge para alguns a dúvida ou a renúncia em apoiar um projeto que é, primeiro social, mas também desportivo, cultural e musical orientado para aqueles que durante anos e anos deram o seu contributo para a sociedade?”

“O Estado funciona mal, mas a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim não se esquece das pessoas, daqueles que nesta terra e por esta terra já tanto fizeram”, sublinhou José Gonçalves.

A visita às novas instalações teve como anfitrião Miguel Loureiro, Reitor da Universidade Sénior, e foi seguida por dezenas de alunos. Em cada sala, o Presidente da Câmara foi recebido com música, através do Grupo de Cavaquinhos, da Tuna DinosSénior e do Coro da Universidade Sénior, e com poesia, com a leitura de dois poemas por dois alunos.

Veja a fotogaleria.