Com a Medalha de Cidadã Poveira a Exma. Senhora D. Cremilde Celeste Oliveira Vidal, que entre 1942 e 1958 foi professora na secção masculina da Escola do Grémio da Póvoa de Varzim, função que sempre desempenhou de forma aplicada, de acordo com os melhores métodos pedagógicos e sobretudo movida pelo prazer de ensinar, não só a ler a escrever e a contar, mas também a terem o gosto pelo estudo, pelo trabalho e a cultivarem a amizade e a camaradagem com uma sólida formação moral. A Senhora Professora Cremilde, hoje com 96 anos, teve de se afastar da Póvoa por razões de saúde, mas mantém uma relação próxima com muitos dos seus antigos alunos, com quem se encontra, e acalenta a mágoa de não poder residir na nossa cidade, a que se sente afetivamente ligada. Foram, aliás, seus antigos alunos quem me sugeriu esta distinção, que considero muito justa.

Com a Medalha de Cidadão Poveiro, o Rev. Senhor Padre José Gonçalves, desde 26 de Agosto de 1955 ligado à recém-instituída paróquia de S. José de Ribamar, inicialmente como coadjutor do Senhor Pe. Manuel da Costa Gomes, a quem sucedeu como pároco em 1 de Setembro de 1956, exercendo a paroquialidade durante 54 anos (pediu a renúncia, nos termos canónicos, aos 75 anos, mas manteve-se no cargo até aos 80, cumpridos em 31 de maio de 2010). Ao longo deste meio século, o Rev. Padre José Gonçalves equipou a sua jovem paróquia (criada em 1935) com estruturas para a ação pastoral e social, concebidas e concretizadas não apenas para afirmação da presença da igreja mas também para a promoção e desenvolvimento do ser humano como um todo. Parece-me merecedor de particular realce, no âmbito da sua vasta e muito meritória atividade, a colaboração com o município através da cedência de instalações que permitiram, em tempos distintos, a criação da Escola Municipal de Música e da Escola Superior de Gestão (que antecedeu a atual ESEIG).

Com a Medalha de Reconhecimento Poveiro, grau prata, a empresa “RCM-Etiquetas”, criada em 1989, que opera no ramo da impressão e produção de rótulos e etiquetas, inicialmente para o sector têxtil (então em forte expansão), entretanto também para os sectores vitivinícola, alimentar e industrial. Desde sempre sediada na Póvoa de Varzim, a “RCM-Etiquetas” foi crescendo de forma sustentada num mercado altamente concorrencial, impondo-se pela qualidade (está, desde 2009, certificada) e pela inovação tecnológica, além de uma relação muito próxima com os seus 42 colaboradores e com os clientes (que assim fideliza). Crescentemente presente na vida desta empresa, que acaba de completar 25 anos de atividade, é a consciência da sua responsabilidade para com a sociedade, traduzida de múltiplas formas no apoio ao movimento associativo nas áreas da Cultura e do Desporto.

Aires Pereira apresentou ainda a proposta de apoio para o Open da Póvoa de Varzim em Ténis de Praia, um torneio internacional que decorre nos dias 7, 8, 9 e 10 de maio, na nossa cidade. Neste sentido, esclareceu que “o torneio tem mais de 200 participantes e é já considerado um torneio de grau 1, isto é, dos mais importantes e dos mais qualificados a nível internacional”. Assim sendo, o edil conta que será “mais um fim-de-semana com a Póvoa cheia de pessoas que nos visitam. Vão ser montados 12 campos na praia norte, na zona da Praça 5 de Outubro, para receber esta competição. O torneio tem um custo global de 16 mil e 250 euros e a Câmara vai atribuir um subsídio de 7 mil e 500 euros para a sua realização”.

Ainda a propósito deste Open, o autarca transmitiu que “é o torneio mais importante que se vai desenrolar em Portugal nesta modalidade. Trata-se de uma modalidade ao ar livre, com poucos custos e que tem vindo a crescer muito e a animar a nossa juventude e as nossas praias”, acrescentando que “o Núcleo Beach Tennis Explosion da Póvoa é muito jovem e, portanto, vamos apoiá-los e esperar que este torneio seja uma boa propaganda para a modalidade mas também que seja uma boa forma de divulgarmos o nome da Póvoa de Varzim e de termos a cidade cheia, hotéis e restauração. Enfim, tudo o que vive neste período dito de época baixa com estas organizações que a Câmara vai ajudando a promover e a realizar de modo a termos sempre um a dois acontecimentos por mês de relevância nacional e internacional”.

Foi ainda discutido nesta reunião o processo de concurso público para a cessão dos direitos de ocupação dos estabelecimentos da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição. A este propósito, o Presidente revelou que apresentaram uma proposta e, depois, fez questão de ouvir todos os Vereadores no sentido de conseguir um processo de concurso que seja o mais abrangente possível.

A este propósito, revelou que “foi proposto que abríssemos a possibilidade de haver um concorrente que possa apresentar proposta para todo o conjunto de estabelecimentos independentemente de todos poderem concorrer e apresentar propostas individuais. Pareceu-nos que era uma proposta com relevância e decidimos introduzir essa possibilidade que não estava prevista de modo a tornar o mais abrangente possível este processo”.

É intenção do Presidente que “o processo seja o mais transparente possível para que todos possam contribuir para que seja um sucesso esta exploração da Fortaleza. Isto constitui a rótula de desenvolvimento da trilogia Garrett – Fábrica A Poveira – Fortaleza Nossa Senhora da Conceição. É importante que esta âncora nasça bem e que este concurso seja bastante concorrido e que tenhamos nós, executivo, a sabedoria de escolher as melhores propostas”.

O executivo aprovou um apoio para a comemoração dos 80 anos d’ A Filantrópica, “uma organização muito ligada à cultura e às tradições. Tem um programa comemorativo do seu 80º aniversário ambicioso para dar a conhecer e divulgar A Filantrópica e a Câmara vai atribuir um subsídio de três mil euros para estas comemorações”. Ao Leões da Lapa Futebol Clube atribuiu 500 euros para a execução do programa das comemorações do seu 53º aniversário.