Um momento de convívio, com animação a cargo do “Duo Glamour”, que serviu ainda para prestar homenagem aos primeiros órgãos sociais da Juvenorte, ao Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, ao Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz, e Argivai, Daniel Bernardo, e ainda ao atual Presidente da associação, José Moita.

O Presidente da Câmara Municipal referiu que “falar dos 30 anos de vida da Juvenorte é falar das nossas tradições, do associativismo na nossa terra e, acima de tudo, de uma história de sobrevivência. As nossas associações tentam sobreviver ao longo dos anos e, dessa forma, desempenham um papel na divulgação da nossa cultura e das nossas tradições e têm este condão de nos juntar”.

Aires Pereira enalteceu o facto da Juvenorte prestar homenagem aos seus fundadores lembrando que “sem eles não estaríamos aqui”, acrescentando que “no início, as coisas eram bem mais difíceis do que são hoje. Foi à custa da contribuição pessoal de muitos e esforço de muitos outros que a Juvenorte cresceu e encontrou o seu espaço no bairro, tendo o lugar que todos lhe reconhecemos de capital importância, sem a qual não é possível fazer as Festas de São Pedro”.

O edil reconheceu que sem as associações a Câmara Municipal não teria capacidade de juntar tanta gente e dinamizar e organizar as Festas da Cidade tal como estas o fazem, constatando que “principalmente, nos últimos dois anos, as Festas de São Pedro começam a ser de uma referência nacional e internacional”. A este propósito, recordou que “o ano passado, tivemos o Porto Canal, este ano, a RTP e a SIC, e no próximo ano, vamos ter todas as estações” a fazer a cobertura das Festas, anunciou, adiantando que “temos que nos organizar para transformar isto num espetáculo que seja transmitido para o mundo inteiro porque todos temos muito a ganhar com isso”.

Além das Festas de São Pedro, Aires Pereira fez questão de referir-se também à iniciativa Póvoa ao Ar Livre que nos meses de verão dinamizou e atraiu muitas pessoas à nossa cidade. A Juvenorte participou promovendo a Festa da Sardinha e o edil deixou uma palavra de reconhecimento a José Moita pela “capacidade de entendimento” que teve na alteração do local de realização do evento para o Auditório da Lota. Deste modo, a associação deu o seu contributo para “a criação de um polo de animação e uma centralidade que faça com que as pessoas venham à Póvoa”.

Aires Pereira dirigiu-se a José Moita transmitindo-lhe que “poderá continuar a contar, incondicionalmente, com o Presidente da Câmara”.

Por fim, e em nome do Município, ofereceu à Juvenorte uma réplica da Fé em Deus – Lancha Poveira do Alto como “símbolo do vosso trabalho e do que representam para todos nós”.

José Moita expressou o orgulho que sente por estar há 12 anos na direção da Juvenorte, no bairro onde nasceu.

Daniel Bernardo, que foi distinguido como 1º Presidente da Direção da Juvenorte e como Presidente da União de Freguesias, agradeceu a distinção e manifestou-se sempre disponível para ajudar a associação.

Os restantes homenageados foram: Maria da Conceição da Rosa, José Braga, João Fernandes, Américo Nunes, Armindo Trocado, António Amaral, Manuel Moura, José Augusto da Rosa, António Dinis, José Nunes. A título póstumo, vão ser homenageados no sábado, dia 17, às 15h00, no Cemitério nº 1: Bento Lopes Serrão, Mário Cruz, Marieta Rodrigues e Valdemar Maio.

Hoje, sexta-feira, dia 16, pelas 22h30, serão cantados os parabéns na sede da Juvenorte.

No domingo, 18, a partir das 10h00, irão decorrer as cerimónias solenes, com uma celebração Eucarística na Capela de N.ª Sr.ª do Desterro, em sufrágio de todos os sócios, amigos e simpatizantes da associação já falecidos, seguida do hastear da bandeira, da entoação do hino e de um porto de honra, na sede da associação.