Terminaram, ontem, 18 de dezembro, as comemorações do 30º aniversário do Centro de Desporto e Cultura Juvenorte com as habituais cerimónias solenes.
Às 10h00 realizou-se uma celebração Eucarística na Capela de N.ª Sr.ª do Desterro, em sufrágio de todos os sócios, amigos e simpatizantes da associação já falecidos, seguindo-se o hastear da bandeira, entoação do hino, visita às instalações e um porto de honra, na sede da associação.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, voltou a marcar presença nas iniciativas comemorativas da associação, momento que serviu ainda para conhecer o espaço da sede após obras de remodelação e a carrinha adquirida recentemente. Tanto as obras como a viatura contaram com o apoio do Município.
Depois de hastear a bandeira, Aires Pereira descerrou a placa com a ata da primeira reunião da associação, de 27 de dezembro de 1986, altura em que foram eleitos e empossados os primeiros órgãos sociais da Juvenorte.
O edil transmitiu que “ao longo dos últimos 12 anos, com José Moita como Presidente da Direção, habituamo-nos a ter uma relação de confiança com a Juvenorte e com o seu Presidente. E os resultados estão à vista de todos: de cada vez que aqui vimos vemos a serem bem aplicados os recursos que são postos ao serviço da Juvenorte e a ajuda, nomeadamente, que o Município tem dado para a recuperação deste património e para criarem condições para terem um sítio digno”.
O Presidente da Câmara afirmou que “a Juvenorte precisa muito de estabilidade e de concretizar aqui no bairro um conjunto de atividades que permitam que isto navegue em boas águas e que não esteja dependente de uma ou outra pessoa. A instituição tem que ela própria ser capaz de se renovar e de levar a sua missão até ao fim”.
Neste sentido, lembrou que “no próximo ano haverá Festas de S. Pedro e outras atividades para as quais o valor da estabilidade é fundamental”. Portanto, dirigiu-se a José Moita dizendo-lhe que “se eventualmente vier a decidir apresentar mais uma candidatura com a sua equipa pode contar com o apoio incondicional do Presidente da Câmara e do Município para prosseguir esta missão, não só sua mas de todos”.
O Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, e também 1º Presidente da Direção da Juvenorte, Daniel Bernardo, congratulou a associação assumindo que “faço parte desta família” e transmitiu que “a associação precisa de estabilidade”. Manifestou ainda a sua disponibilidade para apoiar a associação.
José Moita assumiu ser uma “honra” estar há 12 anos como Presidente da Juvenorte.