O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, convocou os Presidentes de Junta das freguesias envolvidas, nomeadamente Paulo João e Armandino Domingues, para conhecer os projetos dos novos espaços. Veja a fotogaleria.

O Parque de Rates abrange terrenos com uma área aproximada de 12,9 ha, localizados na freguesia de S. Pedro de Rates e constitui um sítio de referência para a população que lá vai para praticar desporto e conviver em encontros festivos.

Para este espaço, Sidónio Pardal revelou que em frente à entrada principal irá construir-se um amplo terreiro, conseguindo assim um espaço desafogado que serve de antecâmara à entrada do Parque. Atualmente, a entrada principal do Parque dá para uma grande clareira  existente,  envolvida  por  um  caminho  quase  circular.  Esta clareira será alargada e  definida  paisagisticamente,  de  uma  forma  expressiva  por  cortes escarpados, passando  esta  a  ter  um  maior desafogo.

Propõem-se dois parques de  estacionamento, localizados nos extremos Nordeste e Sudeste da área de estudo, com capacidade para 190 viaturas  no  total.  Estes parques  estarão  situados  fora  do  perímetro  vedado  do  Parque podendo,  assim, ser  utlizados  de  forma  independente. A chegada deve ser assistida pela possibilidade de estacionar as viaturas em parques próximos das entradas.

Os  percursos  internos  desenvolvem-se  com  pendentes  suaves  e  são  pontuados  por acontecimentos marcantes e estruturantes do mapa mental  do Parque onde a paisagem é sensorialmente apreendida e sentida como uma obra de arte. São  ainda  elementos  estruturantes  do  espaço  diversas  plataformas  contidas  por  taludes escarpados e orlas arbóreas que funcionam como clareiras de orlas arborizadas, onde será possível estar e usufruir das vistas panorâmicas pelas encostas adjacentes.

Os muros propostos são  constituídos  por  pedra  de  granito  ou  xisto  sendo,  a  sua estabilidade, gravítica.

Para esta solução, Aires Pereira propôs que a Junta de Freguesia promovesse, desde já, formação em xisto de modo a haver, em Rates, pessoas habilitadas à construção dos muros.

A estimativa orçamental apresentada para este Parque é de um milhão e 900 mil euros, prevendo-se uma construção faseada do mesmo.

O Jardim Público da Estela abrange 1,4 ha de terrenos, situados na freguesia de Estela.

É intenção programática deste estudo fazer com que este jardim público agregue o conjunto formado pela Capela de São Tomé, pela escola primária, pela zona desportiva e pelo próprio jardim.

Pretende-se reforçar este sítio como ponto de encontro, que se poderá desenvolver e afirmar como centro cívico da freguesia, onde terão lugar acontecimentos festivos efémeros, sendo sempre um espaço informal de estar, recreio e lazer.

A proximidade da escola primária permite a utilização do jardim como a extensão informal do seu recreio,  oferecendo  aos  alunos,  professores  e  funcionários  um  amplo  espaço  de sossego e com sombra, onde será muito aprazível passar tempos livres no horário escolar.

O valor previsto para este Jardim Público é de 407 mil euros.

Os dois Presidentes de Junta mostraram-se satisfeitos com os estudos apresentados e Aires Pereira sugeriu que refletissem sobre os mesmos e, em janeiro 2016, fosse feita uma apresentação pública dos estudos em Rates e na Estela para que a população também pudesse conhecer estes projetos que vão enriquecer as suas freguesias.