Participaram ainda o Director Regional Das Estradas de Portugal, SA. , o Comissário Teixeira Pinto, da PSP, o Comandante José Rodrigues, da GNR e ainda os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho.

Durante a reunião foi apresentado o relatório de sinistralidade rodoviária, relativo a acidentes com vítimas, dos anos de 2006 e 2007, no período de 1 de Janeiro a 30 de Setembro, elaborado pelo Governo Civil do Porto. Macedo Vieira destacou o aumento do número de acidentes de 2006 para 2007, que, no entanto, resultaram em menos mortes em 2007. As conclusões do relatório apontam ainda para o período entre as 18h00 e as 21h00 como aquele em que ocorrem o maior numero de acidentes com vítimas. A maioria dos acidentes decorrem dentro das localidades.

A questão da sensibilização foi também focada durante o encontro. Para Macedo Vieira urge que, de uma forma pedagógica, se sensibilize os cidadãos para a segurança rodoviária. “Há que intervir e educar para a área rodoviária, temos que corrigir comportamentos e a Câmara Municipal tem um importante papel nisso”, apontou o edil, numa afirmação que obteve concordância por parte de Isabel Oneto. A Governadora Civil do Porto aponta a falta de cuidado por parte dos cidadãos como factor determinante na maioria dos acidentes rodoviários. “Regra geral, em todo o distrito, a maior parte dos acidentes ou ocorre durante o dia, ou de noite, mas com boa iluminação ou com boas condições atmosféricas” . Apontando como primeiras causas de acidente a colisão lateral de veículos (em ultrapassagem) e o atropelamento de peões, Isabel Oneto defendeu que “devemos continuar a dirigir campanhas de prevenção directamente para o peão”. Assim, o Governo Civil vai lançar um concurso a nível distrital, com o apoio das Câmara Municipais – “é preciso que o alerta seja feito também por aqueles que têm responsabilidades políticas”, justificou. Este concurso, cujo regulamento deverá estar pronto dentro de duas semanas, é dirigido a todos, pessoas ou instituições, e visa lançar um concurso de ideias para slogans e imagens, que se divide em duas vertentes: a sensibilização dirigida ao peão e a relativa a manobras perigosas.