A mostra decorreu no Largo do Passeio Alegre, onde as associações puderam dar a conhecer melhor a sua história, actividades e produtos. Durante quatro dias e com uma afluência de público que superou as expectativas, os participantes realizaram exposições, venda de artesanato, de publicações e de produtos locais , para além de terem disponível toda a informação necessária sobre as suas actividades.

Presente na inauguração, que teve lugar no dia 27, às 18h00, o vereador Manuel Angélico referiu a importância deste tipo de iniciativas para incentivar e dinamizar o movimento associativo poveiro, que já é bastante interventivo.

mostra 02

Para além de estarem presentes com os seus produtos nos pavilhões da Mostra, as associações tiveram também a seu cargo o programa de animação desta iniciativa, que começou logo com uma excelente demonstração de Karaté pelas crianças e jovens do Grupo Recreativo Estrela do Bonfim, no dia 27, às 18h30. Nesse mesmo dia, às 22h00, o Rancho Folclórico de São Pedro de Rates recriou a faina do linho. O Clube Naval Povoense colocou alguns dos seus barcos à vela no recinto da mostra, como forma de divulgar a sua actividade. No dia 28, após a abertura, às 18h00, a Associação Cultural e Recreativa da Matriz apresentou um espectáculo musical e, no dia seguinte,  sábado, 29, o programa de animação começou mais cedo, cerca das 16h00, com nova demonstração de Karaté, pelo Grupo Recreativo Estrela do Bonfim. Seguiu-se o espectáculo do ventríloquo Roldão, pela União Desportiva e Cultural de Argivai e uma peça de Teatro de Marionetas, pelo Leões da Lapa, F.C.. A noite terminou com um espectáculo de dança, pelo Centro de Corpo.

karate

A primeira Mostra de Actividades das Associações Culturais, Desportivas e Recreativas terminou no dia 30 com mais uma tarde dividida entre os pavilhões e o programa de animação, que começou às 16h00 com “Tardes no Campo”, pelo Grupo Recreativo Académico de Belém, e prosseguiu com “A Malhada do milho”, pela Associação Cultural de Amorim. À noite, foi a vez do folclore, apresentado pelo Grupo Recreativo e Etnográfico As Tricanas Poveiras. No decorrer da Mostra realizaram-se, no pavilhão do Clube Desportivo da Póvoa, sorteios de ingressos para as piscinas do clube e, no pavilhão do Varzim S.C., realizaram-se sorteios de ingressos para os jogos da Liga de Honra 2006/7.
Em tempo de balanço, tanto os participantes como os organizadores se mostram bastante satisfeitos com a forma como decorreu esta primeira Mostra, o que permite que se comece a pensar já na do próximo ano, havendo mesmo a expectativa de que venha a ser possível aumentar o número de associações presentes no evento.
Este ano participaram as seguintes associações: Centro Desportivo e Cultural de Navais, Associação de Amizade S. Pedro de Rates, Associação Cultural de Amorim, Associação Cultural e Desportiva S. Miguel, de Laundos, Aver-o-Mar Futebol Clube, União Desportiva de Argivai, As Lavradeira de Stª Maria de Terroso, Grupo Recreativo, Cultural e Desportivo Nª Srª do Ó, Grupo Recreativo e Etnográfico As Tricanas Poveiras, Leões da Lapa Futebol Clube, AGIR – Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, Grupo Recreativo de Regufe, Clube Naval Povoense, Varzim Sport Club, Grupo Recreativo Estrela do Bonfim, Clube Desportivo da Póvoa,
Associação Cultural e Recreativa da Matriz, Centro de Cultura e Desporto “Juve Norte” e Grupo Recreativo Académico de Belém.

mostra 01