O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, foi uma das personalidades que a Associação decidiu distinguir pelo apoio prestado ao longo da última década. O autarca retribuiu o gesto oferecendo ao mestre José Festas uma Lancha Poveira do Alto afirmando “nem sempre estamos de acordo quanto às soluções mas ambos temos as mesmas preocupações e a mais importante é a segurança dos pescadores”. Fé em Deus é o nome da embarcação cuja réplica o autarca ofereceu ao líder da APMSHM lembrando as tradições que ligam a comunidade piscatória à religiosidade. Aires Pereira lamentou o falecimento de 20 pessoas da nossa comunidade nos últimos cinco anos e afirmou ser “uma missão de todos ajudar a melhorar as condições de trabalho e segurança dos nossos pescadores”.

O edil voltou a abordar uma questão que o tem incomodado: a deposição das areias provenientes das dragagens a 2,5 milhas da costa em vez de reutilizadas nas praias poveiras. “Sei que esta é uma questão na qual o mestre José Festas está de acordo comigo. As areias não têm qualquer utilidade para a nossa comunidade se for depositada a esta distância”.

O Presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas, foi condecorado pela Marinha Portuguesa com a Medalha Militar da Cruz Naval, 1ª Classe. José Festas recebeu a distinção das mãos do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello.

A APMSHM começou a sua atividade no dia 14 de março de 2007 com os objetivos de analisar e apresentar medidas ligadas à segurança no trabalho de armadores, pescadores e outros profissionais e não profissionais ligados à vida do mar, lutando pela consequente implementação destas medidas.