Assim sendo, o município passa a integrar a “Rede Procuram-se Abraços” que visa promover o direito de cada criança crescer numa família, desenvolver acções que garantam uma parentalidade positiva e reconhecer e estimular a comunidade para responder à necessidade de se criar e desenvolver uma nova geração de famílias de acolhimento de qualidade que possam cuidar e educar crianças que necessitem viver temporariamente fora da sua família biológica.

Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, revelou que tal como a Mundos de Vida, o município tem todo o interesse em desenvolver políticas de promoção dos direitos das crianças e responder às necessidades destas e das suas famílias, em particular daquelas que se encontram em situação de maior risco e vulnerabilidade. Ao associar-se à Mundos de Vida, a autarquia disponibiliza-se a divulgar a campanha “Procuram-se Abraços” para captação de famílias que reúnam os requisitos para serem famílias de acolhimento dando assim resposta a situações de crianças que necessitem de saírem temporariamente da família biológica, informou.

A cerimónia de apresentação da “Rede Procuram-se Abraços” realizou-se a 19 de Janeiro, na Maia, cidade eleita como a capital da campanha de modo a afirmar, simbolicamente, o objectivo de alargar e intensificar a acção da Mundos de Vida ao distrito do Porto.

Neste momento, a Mundos de Vida actua em dez concelhos dos distritos de Braga e Porto: Famalicão, Barcelos, Guimarães, Vizela, Esposende, Maia, Santo Tirso, Trofa, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, prestando também apoio a concelhos vizinhos.

Campanha “Procuram-se Abraços”

Idealizada como uma acção de marketing social, ao serviço do objectivo da captação de novas famílias que estejam disponíveis para acolher crianças em situação de risco, a campanha “Procuram-se Abraços” consiste num programa de relações públicas e num plano apropriado de meios publicitários.

A campanha “Procuram-se Abraços” da Mundos de Vida pretende, assim, por ao serviço de uma causa social, os instrumentos de marketing disponíveis no sector empresarial, potenciado por um conjunto de boas vontades de personalidades e instituições que, generosamente, se associaram ao objectivo central da campanha.

É neste quadro que se destaca o papel dos padrinhos da campanha “Procuram-se Abraços”, os apresentadores de TV, Jorge Gabriel e Sónia Araújo que ao aceitarem esta importante função, lhe conferiu, necessariamente, uma maior visibilidade, conseguindo-se, desta forma, chegar a uma população muito mais vasta.

Associação Mundos de Vida

Actualmente, a Mundos de Vida é a única instituição, em Portugal, que tem um serviço especializado de Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens, dispondo de uma bolsa de 50 famílias de acolhimento e está a trabalhar de perto com a Segurança Social, as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens e os tribunais de menores dos concelhos referidos.

A instituição tem vindo a desenvolver uma actividade continuada para encontrar, formar e acompanhar famílias que estejam disponíveis para acolherem crianças em situação de risco que tenham de viver temporariamente, devido a dificuldades várias, fora dos seus pais biológicos. Desta forma, pretende-se garantir, a todas as crianças, o direito de crescerem numa família.

Para saber mais sobre a Campanha “Procuram-se Abraços” e sobre a Associação Mundos de Vida clique aqui.