A obra será apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, José Macedo Vieira.

Segundo o autor, este novo volume abrange um arco cronológico que vai do século XVI ao século XX e “aparece sob a designação de Religião, Política e Sociedade, pretendendo abranger mais uma área específica de um «fazer história» atenta à peculiaridade de um húmus sócio-religioso em estreita ligação com o poder político”.

Os dois primeiros volumes desta “Obra Selecta” foram editados, respetivamente, em 2008 e 2010 e reúnem ensaios dispersos, relativos à temática Religião e Política. O autor está já a preparar a edição dos dois últimos volumes desta coletânea de ensaios, que serão dedicados às temáticas da História Religiosa-sociologia da cultura e da Pregação.