Partindo do princípio orientador da importância da vacinação ao longo do ciclo de vida, a atualização do PNV consiste em novos esquemas vacinais gerais, em função da idade e do estado vacinal anterior e ainda esquemas vacinais específicos para grupos de risco ou em circunstâncias especiais.

Estes materiais, a que pode aceder clicando neste link, foram desenvolvidos em torno de 3 ideias principais: a proteção e a imunidade que a grávida dá ao bebé (visualizar o vídeo) ; proteção e segurança, apontando para a alteração relativa à idade em que se vacina contra o tétano e contra o HPV, no caso das raparigas (vídeo) e vacinação ao longo da vida (vídeo).

A Direção-Geral da Saúde sublinha a importância da consulta de toda a informação relativa a este tema, agora disponibilizada, bem como a visualização dos vídeos acima referidos, numa altura em que se verificam os riscos e os efeitos decorrentes da não vacinação. Assim, a DGS agradece a divulgação dos referidos vídeos, uma vez que a vacinação é a melhor forma de proteção da saúde.