Andrea Silva foi uma das convidadas a participar no seminário “Pessoas vulneráveis – um trabalho a muitas mãos” que aconteceu no ISMAI e que reuniu especialistas em Psicologia, Psicologia Clínica Forense e Ciências Sociais e coordenadores de diversos projetos sociais, de diferentes Municípios da Área Metropolitana do Porto.

A Vereadora apresentou o projeto Eduk’ARTE, promovido pela Escola Cego do Maio no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Trata-se de um projeto de intervenção comunitária criado com o objetivo de diminuir o absentismo e o abandono escolar, potenciar a inclusão social, fomentando a assiduidade, a qualificação socioprofissional e a capacitação de alunos.

Andrea Silva explicou que o projeto – pelo seu interesse comunitário e impacto positivo ao nível na integração social – foi selecionado pelo Programa Escolhas, uma iniciativa governamental de âmbito nacional tutelada atualmente pela Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações e integrado no Alto Comissariado para as Migrações.

Além disso, a Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim sublinhou que é fundamental a aproximação das forças de segurança à comunidade, nomeadamente às crianças e adolescentes.