O evento, organizado pela Câmara Municipal, pretende proporcionar às pessoas idosas que frequentam instituições sociais do concelho um dia diferente.

As comemorações tiveram início com a Celebração de Eucaristia na Igreja Românica, seguida de Almoço de confraternização no Centro de Artesanato. O almoço contou com a animação do cantor poveiro Manuel Moura, contribuindo para que este fosse um momento de convívio e diversão. A partilhar este dia com os idosos estiveram Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal, e Andrea Silva, Vereadora da Acção Social.

A Beneficente, Centro Social Paroquial de Aver-o-Mar, Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates, Centro Social Bonitos de Amorim, Centro Social Paroquial de Terroso, Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim e Associação de Reformados foram as instituições do concelho que participaram na comemoração da efeméride.

Foi em 1999, por recomendação da Organização das Nações Unidas, que se começou a comemorar o Dia Internacional do Idoso, como forma de reconhecimento do envelhecimento da população mundial, facto que pode significar também uma possibilidade de amadurecimento dos actos e das relações sociais, económicas, culturais e espirituais da humanidade em geral.