As inscrições continuam abertas até quinta-feira, 17, e têm um custo de €5. O valor integral angariado reverterá a favor da Casa Santa Maria da Estela. Se está interessado em participar nesta prova e ajudar esta instituição inscreva-se no Pavilhão Municipal, na loja Bike Point ou em www.bikeservice.pt.

O Raid BTT de Natal é uma organização do Pelouro do Desporto e do Centro Cultural e Desportivo de Navais, que, com esta prova, comemora o seu 28º aniversário.

A par do clube de Navais e da autarquia, outros grupos de cidadãos interessam-se pela causa desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). No passado sábado, Aires Pereira, vereador da Câmara Municipal, acompanhou o GTC Team Club numa visita à Casa de Santa Maria da Estela. Este grupo de jovens, vindos dos quatro cantos do país, são proprietários e fãs das viaturas Opel Astra GTC e todos participam num fórum na Internet, em www.gtcteamclub.com. Tendo conhecimento do trabalho desenvolvido por esta IPSS, o grupo decidiu contribuir com alguns bens de primeira necessidade, como por exemplo: 48 rolos de papel higiénico; 5 quilos de farinha 10 quilos de arroz; 10 quilos de esparguete; 100 litros de leite; 12 litros de sumo, entre outras coisas que ajudarão a encher a despensa da Casa.

A Casa Santa Maria da Estela é uma casa de acolhimento para crianças e jovens em risco, a cargo da Obra Nossa Senhora do Rosário de Fátima, constituída como Instituição Particular de Solidariedade Social desde 2005. Com características rurais e já bastante antiga, a Casa Santa Maria da Estela está a ser submetida a profundas obras de remodelação que, uma vez concluídas, numa primeira fase, permitirão albergar com melhores condições as perto de uma dezena de crianças e jovens que actualmente ali se encontram. Posteriormente, está prevista a construção de um pavilhão suplementar de dormitórios, para aumentar a sua capacidade.

A Câmara Municipal forneceu o projecto de arquitectura e apoiou a realização destas obras, a par do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, mas todas as contribuições são poucas para garantir as melhores condições de alojamento às crianças e jovens em risco que são reencaminhadas para esta casa.