Andrea Silva enalteceu o papel cultural e histórico do Rancho para o desenvolvimento da Póvoa de Varzim enquanto comunidade, como escola social de integração e inclusão.

O Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates vai além do seu valor etnográfico, apresentando-se como um exemplo de participação das pessoas e de promoção dos valores do nosso concelho. Desde a sua origem – e através das suas danças intituladas de “chulas”, das concertinas, violas, bombos, ferrinhos e cavaquinhos, dos malhões e viras, assim como dos seus trajes – o Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates tem sido um digno representante do folclore e um verdadeiro embaixador da nossa terra, levando os cantares poveiros pelo país e estrangeiro.

Recorde-se que ainda este ano, no 29.º aniversário da elevação de São Pedro de Rates à categoria de Vila, o Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates recebeu a Medalha de Ouro da Freguesia. Nesta mesma ocasião, e na presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, estreou-se o hino de São Pedro de Rates, da autoria do professor Abel Carriço.