O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, participou neste convívio, reconhecendo a intensa atividade do grupo ao serviço da promoção do folclore e da cultura tradicional da nossa cidade.

Recorde-se que o Município poveiro já fez questão de distinguir o Rancho Poveiro com a mais alta distinção atribuindo-lhe, em 2011, a Medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro.

Fundado em 24 de Junho de 1936, pelo etnógrafo poveiro António dos Santos Graça, com a finalidade de manter vivos os trajes, danças e cantares dos pescadores, o Rancho Poveiro está prestes a completar 80 anos de existência.

Jacinto Sá, responsável pela gestão e ensaios do Rancho Poveiro, já tem 46 anos de atividade neste grupo e confessou que “devo muito ao Rancho Poveiro porque proporcionou-me sair de casa muito novo para conhecer outros lugares e ensinou-me a estar na vida, o que não era fácil na época”.

Veja algumas imagens deste convívio.