Para assinalar o momento, vai ter lugar um espectáculo musical pelo Rancho, que vai apresentar um conjunto de cinco rusgas, um espectáculo de variedades e ainda a interpretação das típicas modinhas poveiras. Já o Coral CORAMA vai interpretar músicas poveiras e fados.  A entrada é livre.  

O lançamento de um CD era já um desejo antigo dos elementos da Associação e do Rancho, que vêm nele a oportunidade de divulgar, por um novo meio, o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos mais de 80 anos de história do Rancho Tricanas do Cidral. A atestar a sua qualidade, o Rancho foi convidado a repetir o espectáculo do lançamento do CD no decorrer das Festas de Cabeção, que decorrem a 14 e 15 de Julho, em Mora, no Distrito de Évora.

A Associação Cultural e Recreativa da Matriz nasceu em 1985, no bairro que lhe dá o nome. Vestindo as cores vermelho e branco, a Associação propôs-se, desde logo, a desenvolver o seu trabalho nas vertentes desportiva, recreativa e cultural.  O Rancho Tricanas do Cidral está integrado nesta Associação, mas a sua existência prolonga-se por mais de 80 anos, passados a divulgar a tradição poveira através dos cantares e danças. Também integrado num dos projectos da Associação, ainda que bem mais recente, é o Coral CORAMA, nascido com o objectivo de contribuir para o enriquecimento cultural da população do Bairro da Matriz e também da cidade.

A sede da Associação Cultural e Recreativa da Matriz está situada na Rua Dr. Flávio Gonçalves. Pode visitar a página da Associação aqui.