Associatur é o título genérico para uma série de exposições que se vão realizar ao longo do ano que tem como objetivo divulgar associações como motor de promoção turística. O movimento associativo no nosso concelho tem vindo a crescer e a afirmar-se como um dos pilares do desenvolvimento local, bem como um fator agregador em torno de objetivos nos mais diversos setores. Assim sendo, faz todo o sentido, que a autarquia promova as associações do concelho no seu Posto de Turismo. Até 17 de maio é a vez de dar a conhecer o Rangers Paintball Clube.

Os Rangers são um Clube de Paintball da Póvoa de Varzim, nascido a janeiro de 2004 por Miguel  Rodrigues, que teve o apoio de um grupo de amigos e da direção da U.D.C.A que possibilitou a abertura de uma secção de paintball.

A 2 de junho de 2011 os Rangers deram mais um passo ao constituir-se associação independente fundando assim a associação Rangers da Póvoa Clube. Os Rangers tem uma presença no mundo do paintball diferente da de outras entidades organizadoras de paintball, pois, enquanto estas obtêm lucros, os Rangers atuam sem nenhum fim lucrativo.