A sessão contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, do Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro de Rates, Paulo João Silva, do Diretor artístico do Ciclo, José Abel Carriço, e ainda da Presidente da Associação Melodiartes, Manuela Craveiro.

O Ciclo terá início no sábado, 5 de maio, às 21h30, com o Encontro de Coros Paroquiais, sendo apresentada a música que anima as liturgias no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, com a participação dos seguintes grupos: Grupo Coral Paroquial de Balasar – Póvoa de Varzim; Grupo Coral Paroquial da Lapa – Póvoa de Varzim; Grupo Coral Paroquial de Laúndos – Póvoa de Varzim e Grupo Coral Inter-Paroquial de Arcos e S. Pedro de Rates – V. Conde/Póvoa de Varzim.

É também neste dia que arranca o IX Curso de Música Sacra, que se estende ao dia 19 de maio e que contém Liturgia, Técnica Vocal, Direção Coral e Órgão Litúrgico, tendo como dinamizadores o Dr. João M. Duque (Palestrante – A música na liturgia de hoje); Dr. Emanuel Pacheco (Direção Coral/Técnica Vocal) e Prof. José Carlos Azevedo (Organista).

No domingo, 6 de maio, às 18h00, no Núcleo Museológico de Rates, o Professor José Maria Pedrosa vai proferir a Conferência intitulada “Contexto e conteúdo musical do XIII Ciclo de Música Sacra”. Às 18h30, na Igreja Românica, o “Na Rota do Peregrino” Ensemble vai apresentar “Sons da espiritualidade cristã no período medieval“.

“A Música Sacra num contexto coral nacional e europeu” será o mote, a 12 de maio, às 21h30, para as atuações dos seguintes grupos: Coro Polifónico de Amarante, Orfeão de Guimarães e Capela Marta – Póvoa de Varzim.

No domingo, 13 de maio, às 18h30, terá lugar a atuação dos mais novos, os Pequenos Cantores de Esposende, Pequenos Cantores de Vieira do Minho e Pequenos Cantores da Escola de Música da Póvoa de Varzim, sob o tema “A frescura sagrada no canto juvenil”. No domingo seguinte, dia 20, também às 18h30, Eva Braga Simões, soprano, Hugo Sanches, tiorba e alaúde e Carmina Repas Gonçalves, viola da gamba apresentam “Música e religião do renascimento ao barroco”.

A 25 de maio, sexta-feira, às 21h30, o Ensemble Instrumental – Ciclo XIII vai apresentar “A música sacra na vivência poveira”, dando a ouvir músicas de Josué Trocado e Arnaldo Moreira.

O Ciclo termina a 27 de maio, domingo às 18h30, com o mote “Maria, Mãe dolorosa e Mãe gloriosa” por Ensemble Instrumental de Cordas e Sopros – Ciclo XIII e Coral “ENSAIO” da Escola de Música da Póvoa de Varzim, com Direção Musical de José Abel Carriço.