A Junta de Freguesia de Rates reuniu, uma vez mais, a comunidade local, num almoço alusivo à tradicional Matança do Porco, no passado domingo, dia 12 de fevereiro, que contou com cerca de 300 pessoas.
Num ambiente descontraído e de confraternização da comunidade ratense, e com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, o Centro de Artesanato de Rates foi palco de convívio e momento gastronómico.
Foram servidas as iguarias como os rojões e as papas de sarrabulho e houve a atuação do Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates que, de forma brilhante, complementou o programa desta iniciativa da Junta de Freguesia, realizada no âmbito da promoção do Ecomuseu de Rates que tem sido desenvolvida pelo executivo.
Depois de dirigir palavras de reconhecimento e gratidão a Luís Diamantino pelo apoio que a Câmara Municipal tem prestado à Vila de Rates, o Presidente da Junta de Freguesia, Paulo João Silva, manifestou a sua satisfação pela forte adesão da população à iniciativa. Reforçou a disponibilidade e intenção da Junta de Freguesia em cimentar uma relação de proximidade com toda a população, nomeadamente todas as instituições locais, no sentido de, juntos, caminharem para o bem comum traduzido no desenvolvimento da Vila em termos sociais, económicos e turísticos.