O colecionador falou com o público sobre os objetos em exposição, nomeadamente, o tipo de documentos adquiridos, onde é feita a sua compra, quanto é despendido anualmente nesta atividade, se é um hobby, uma paixão ou um negócio, como se trata e conserva a sua coleção, entre outros.

Mais que um hobby, Raúl Leitão revelou aos presentes que é uma paixão colecionar tudo o que diz respeito à sua terra e que tenha valor histórico, servindo de informação para as gerações futuras. Desde bem cedo, adolescência, se interessou por colecionar tudo o que dizia respeito à nossa cidade, em especial, a sua bibliografia e medalhística. Mais tarde, reuniu uma interessante coleção de cartofilia e um significativo acervo de documentos e manuscritos de personalidades e autores poveiros.

À exposição de Raúl Leitão, patente até ao final do mês de outubro, no Arquivo Municipal, seguir-se-ão outros colecionadores poveiros, nomeadamente Mário Linhares e o Tó Reina, que vão apresentar as suas coleções e fazer, igualmente, uma tertúlia dando a conhecer o Homem por detrás dos objetos que adquire.

Esta iniciativa, que pretende dar a conhecer ao público algumas das maiores coleções poveiras e os méritos dos seus autores, procura, igualmente, mostrar as diferenças entre o que é um arquivo e uma coleção.