O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, revelou que “este é um dos projetos de PEDU do Plano de Reabilitação que permite também que os moradores nas áreas envolventes possam fazer obras de reabilitação dos seus imóveis e possam também ser financiados em parte dessa obra devido ao facto de se tratar de um Plano de Reabilitação”.

O edil explicou que “desde logo há incentivos como a questão do IVA, o não pagamento de taxas ao Município e também a possibilidade que têm de concorrerem ao 2020 e serem financiados a fundo perdido em parte dessa reabilitação”.

Aires Pereira transmitiu que “este projeto é dos poucos que apresentamos em termos de freguesias e faltava concretizar desde 2005, quando inauguramos a remodelação da Igreja. Agora, com a abertura dos Quadros Comunitários foi possível fazê-lo”.

O Presidente esclareceu que “não era possível avançar com esta obra do adro e do arruamento que vai até ao Cruzeiro sem fazermos a obra à volta da Igreja que o Sr. Padre Pedro tinha intenção de fazer, criando condições de atendimento às pessoas e um espaço polivalente”.

Informou tratar-se de “um investimento, da parte do Município, na ordem dos 85 mil euros. É uma ajuda através dos Fundos Comunitários para que a igreja fique aliviada de um investimento pesado, e que vai ser possível fazer no conjunto de todo este projeto, no montante de mais de 600 mil euros para cinco mil e 800 m2 de área a intervencionar. Já abrimos concurso público este ano e, se tudo decorrer com normalidade, teremos obra no terreno no final de julho, inícios de agosto”.

Aires Pereira lançou um repto aos moradores: “era importante que os confrontantes aproveitassem para reabilitar os seus imóveis, usufruindo das ajudas para o efeito”.

O Padre Pedro Amorim manifestou imensa satisfação pela concretização desta obra, um projeto já ambicionado desde 2005, aquando da inauguração das obras da Igreja.

Revelou ainda que “este arranjo supera aquilo que esperávamos pois abrange uma área bastante grande. Era desejo de toda a comunidade que a obra fosse concretizada. Ficamos muito contentes”.

O Padre Pedro Amorim destacou “o envolvimento, interesse e empenho da Câmara” sem o qual não era possível concretizar as obras.