Entre o grupo, constituído maioritariamente por turistas britânicos e uns alguns franceses, a satisfação por este tipo de iniciativa era notória e todos foram unânimes em considerar que esta aposta de conhecer a Póvoa de Varzim foi, sem dúvida, a mais acertada.

Elogiando a riqueza e qualidade gastronómica, representada pela doçaria, pelo Vinho do Porto e pela incontornável Rabanada à Poveira (muitos fizeram questão de levar a receita do doce, em inglês), os turistas mostraram-se ainda agradados pela forma como foram guiados pela exposição “Biodiversidade na Póvoa de Varzim”. Esta exposição fotográfica, organizada pelo Museu Municipal e patente até ao final do dia de hoje, vai de encontro à temática definida pela Organização Mundial do Turismo, “Turismo e Diversidade Biológica”. Assim, e através das explicações do Arqueólogo Municipal, José Flores, os visitantes conheceram inúmeras espécies da fauna e flora características da Póvoa de Varzim.

E tal foi o interesse demonstrado em conhecer a cultura poveira que o convite não tardou – por que não visitar o Museu Municipal, já ali ao lado, e fazer desta uma visita ainda mais enriquecedora e especial? Apesar de fechar às segundas-feiras, abriu-se hoje uma excepção e mais de uma dezena de turistas percorreram a curta distância que separa o Posto do Turismo do Solar dos Carneiros, passando pela Praça do Almada, onde admiraram os azulejos que revestem a Câmara Municipal, as siglas poveiras e o Brasão da Póvoa de Varzim que adornam a calçada, a estátua de Eça de Queirós, a fonte em frente ao Largo com o nome do escritor. Chegados ao Museu Municipal, foi com alguma surpresa que identificaram, na exposição sobre brinquedos tradicionais, jogos que eles próprios jogaram. Na sala sobre a Cividade de Terroso, observaram os objectos que muitas escavações arqueológicas trouxeram à luz do dia. Admiração maior causou a visita à ala dedicada à História Marítima da Póvoa, observando os barcos usados, há muitos anos atrás pelos pescadores, os artefactos que usavam para cozer as redes e até os trajes domingueiros que vestiam. A visita guiada foi continuando, passando pela Capela que servia o Solar dos Carneiros, pela colecção de objectos em talha e faianças recolhidos por Rocha Peixoto, e terminando na antiga Cozinha.

Para além de levarem consigo um pouco da História Local e Nacional, este grupo de turistas leva também o exemplo da já elogiada hospitalidade do povo português. Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Turismo, recebeu os turistas no Posto de Turismo e explicou que ao assinalar esta data, a autarquia demonstra uma vez mais que o turismo desempenha, de facto, um importante papel estratégico a nível nacional e na Póvoa de Varzim, em particular. Acima de tudo, explicou, demonstrou a importância do “saber receber”, quer seja no Posto de Turismo, quer seja nas unidades hoteleiras espalhadas pelo concelho. O Vereador regozijou-se ainda pelo facto de, tendo já chegado o Outono, a Póvoa continuar a receber um grande número de visitantes, o que demonstra que o Turismo na Póvoa de Varzim vai de vento em popa e que tem uma oferta “que vai para além daquela que é a sua imagem de marca, as praias”. Por isso, explicou, se decidiu organizar uma visita guiada por todo o concelho, mostrando aos turistas alguns dos pontos de interesse do concelho.

Com uma localização geográfica privilegiada, a Póvoa de Varzim afirmou-se, ao longo do século XX, como um destino turístico conhecido em todo o país. Hoje é “uma zona turística autónoma, com uma imagem e uma marca próprias e que tem muito para oferecer. Além disso, os próprios operadores turísticos estão cientes da importância que a qualidade e o saber receber têm. Temos qualidade a todos os níveis, até porque a competitividade é muito forte”. E agora que a época balnear chegou ao fim, o Vereador fez um balanço extremamente positivo, recordando que a Póvoa de Varzim voltou, novamente, a receber muitos visitantes, tendo as unidades hoteleiras registado um bom nível de ocupação e recolhido bons índices de satisfação junto dos turistas.