Passar para o conteúdo principal

A pobreza e a exclusão social foram debatidas, ontem à tarde, num Encontro promovido pela Rede Social da Póvoa de Varzim.

Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social e Presidente do Núcleo Executivo da Rede Social da Póvoa de Varzim, referiu que o tipo de situações mais complicado no concelho está relacionado com dificuldades financeiras das famílias para pagar alimentação, casa, água e luz.

Eram convidadas deste workshop “Em Rede Contra a Pobreza e Exclusão Social”, Sandra Ribeiro, Presidente da CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, que descreveu o desequilíbrio social nas questões de género e Fátima Veiga,  Representante EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, que deu conta do trabalho da organização a que pertence.

O workshop teve como objetivo sensibilizar a população para a compreensão dos fenómenos da pobreza e exclusão social e visa ser um espaço de partilha, reflexão e aprendizagem sobre as problemáticas subjacentes às desigualdades do género, nomeadamente no que concerne às boas práticas que promovam a igualdade de género e de oportunidades por forma a contribuir para a inversão de trajetórias de exclusão social.

A iniciativa Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social, que remonta ao ano de 2010, Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, teve como principal objetivo reafirmar e reforçar o empenho político na tomada de medidas sociais, tendo em vista a irradicação da pobreza.

Em 2014 esta iniciativa é promovida por uma organização conjunta de várias entidades nacionais – AMI, Amnistia Internacional, Animar, Comissão Social de Freguesia de Santos-o-Velho, EAPN-Portugal – e tem como principais objetivos, manter a sua expressão nacional e sensibilizar a população para a compreensão dos fenómenos da pobreza e exclusão social enquanto violações de Direitos Humanos. A Organização pretende transformar este evento como um evento nacional marcante para o qual muito contribui a organização de várias atividades a nível local.

Tópicos
Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.