Depois de quase duas décadas de interregno, a Póvoa de varzim volta a contar com uma equipa de Natação Pura, desta feita sob a responsabilidade do clube centenário, CNP.

Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, lembrou que o seu desejo em formar uma equipa de natação na Póvoa de Varzim era antigo e, por isso, considera que a sua presença naquela apresentação era representativa de teimosia: “os nadadores poveiros tinham que nadar numa equipa fora da sua terra, mas numa piscina da sua cidade, visto que as equipas dos concelhos vizinhas treinam diariamente nas Piscinas Municipais. Por isso, lançámos este desafio ao CNP, que também estava a dar os primeiros passos no Pólo Aquático – e com enorme êxito, por sinal – que aceitou e hoje, a realidade é esta: centenas de jovens a praticar natação num clube da sua cidade. Enquanto responsável pelo Pelouro do Desporto e, evidentemente, como Presidente da Câmara, é com enorme satisfação que vejo a Natação Pura e o Pólo Aquático a desenvolverem-se na Póvoa de Varzim”.

Prova do interesse da Câmara Municipal pelo crescimento da Natação Pura no concelho é a organização do Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, que regressará às Piscinas Municipais em 2014. Aires Pereira sublinhou que a realização desta competição traz centenas de pessoas à cidade, animando a restauração e a hotelaria em época baixa para o turismo poveiro. Por outro lado, para os jovens atletas que agora estão a iniciar a sua carreira na modalidade, é um enorme incentivo ver em competição atletas olímpicos e todos os campeões nacionais.

Estêvão Liberal, responsável pela secção de Natação Pura do CNP, explicou que, atualmente, 46 jovens fazem parte da equipa. O principal objetivo do treinador é “formar os atletas e, a médio prazo, estender as nossas metas”. Quanto ao Pólo Aquático, conta com 80 atletas. Gonçalo Bourbon, responsável pela modalidade no CNP, avançou que um dos objetivos do clube é voltar a ser campeão nacional de juniores, título alcançado a época passada.

Paulo Neves, Presidente do CNP, explicou que esta apresentação pública das equipas de Natação Pura e Pólo Aquático teve como finalidade divulgar as modalidades junto da comunidade poveira. A aposta do clube em ambas as modalidades será para continuar, uma vez que o número de atletas não para de crescer.

Veja as imagens aqui.