Este projeto, integrado no Mestrado de Comunicação Audiovisual, teve como propósito o desenvolvimento de criações fotográficas e cinematográficas que têm como essência a história, a paisagem, a cultura e a população da Póvoa de Varzim. Para isso, perto de 40 alunos estiveram alojados na cidade entre 22 e 30 de abril e entre 5 e 15 de maio. Durante estas duas semanas trabalharam intensamente para alcançar o resultado que, então, foi divulgado na sexta-feira.

“Frames da Cidade e Outras Estórias Invisíveis” é o título da Exposição de Projetos Fotográficos e Fílmicos inaugurada. N’A Filantrópica, no Cine-Teatro Garrett e nas arcadas dos Paços do Concelho estão patentes exposições fotográficas – que poderá conhecer até ao final do mês de setembro – e os trabalhos fílmicos foram exibidos no Garrett. Quer em fotografia, quer em filme, os artistas e criadores, com os seus trabalhos e intervenções, recuperam a complexidade e a diversidade, o significado e o valor das relações entre arte e a vida. A parceria estabelecida entre a ESMAD e o Município da Póvoa de Varzim teve como premissa a dinamização da criatividade, o desenvolvimento de um projeto que teve como objetivo ser um catalisador de experiências e conhecimentos na ligação entre os artistas, os investigadores, a comunidade local, o espaço geográfico, a identidade e a memória, projetando simultaneamente as artes e a cultura portuguesa.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, sublinhou a importância deste tipo de registos históricos para a preservação do que de melhor tem a Póvoa, “as suas pessoas tão singulares” e o seu património paisagístico. O Presidente do Município valorizou ainda a ideia de os alunos documentarem as festas de São Pedro, que considera “uma marca distinta da Póvoa”. “Por mais que a Câmara invista no São Pedro, são as pessoas e os bairros que lhe dão alma. Sem eles, seria apenas uma festa vulgar”.

Veja as fotogalerias.