O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim referiu que “as notícias relativas ao país não são favoráveis. O desemprego, a redução dos salários e o aumento dos impostos estão a complicar a vida dos cidadãos. O país necessita de produzir para gerar dinheiro. A Câmara Municipal está  atenta à situação do país e tem feito um esforço para aliviar a carga fiscal reduzindo os impostos que mais afetam a comunidade em geral como é o caso do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) e do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Mas,  a situação nacional é de tal maneira grave que infelizmente os problemas já não se resolvem connosco. Com estas reuniões, o município pretende perspetivar, de uma forma conjunta, a resolução dos problemas e pode colaborar tendo uma ação coordenadora e ágil.”

Na reunião foram abordadas temáticas como a diminuição do número de desempregados disponíveis inscritos no Centro de Emprego; a diminuição generalizada do poder de compra; as ações de formação profissional; as dificuldades de financiamento bancário às empresas; o estacionamento na cidade; o surgimento de novos projetos na agricultura, implementados por jovens; a promoção do concelho na feira agrícola AGRO e a continuação da promoção das praias do concelho.

A Associação Comércio ao Ar Livre apresentou os resultados de um inquérito aos seus associados sobre a atual situação da atividade onde a esmagadora maioria deposita muitas expectativas positivas na reabertura do Cineteatro Garrett como âncora para a dinamização do centro da cidade.

No encerramento, José Macedo Vieira concluiu que “apesar da diversidade de atividades e de sensibilidades aqui presentes, verifica-se um consenso relativamente às várias problemáticas abordadas. O importante é mantermo-nos todos juntos!”

A constituição deste Conselho, um órgão de consulta, concertação e estudo no domínio da política económica da autarquia, reflete a representação das principais instituições ou agentes económicos locais e regionais, nomeadamente, associações empresariais, organismos estatais, e representantes dos trabalhadores.

Recorde-se que as principais finalidades do CMAE são:

a) Pronunciar-se sobre a política socioeconómica, bem como sobre a sua execução;

b) Pronunciar-se sobre as propostas de planos setoriais de âmbito municipal e, em geral, sobre as políticas de reestruturação e de desenvolvimento socioeconómico que a câmara municipal entenda submeter-lhe;

c) Dar parecer sobre a regulamentação de horários de comércio e prestação de serviços;

d) Apreciar regularmente a evolução da situação económica e social do município;

e) Apreciar os documentos com referência à política de desenvolvimento económico e social que a Câmara Municipal entenda submeter-lhe;

f) Promover o diálogo e a concertação entre os parceiros sociais;

g) Propor à Câmara a realização de colóquios, seminários, ou conferências bem como a edição de materiais de divulgação;

h) Elaborar estudos bem como apresentar propostas ou recomendações de carácter económico à Câmara Municipal ou a outras entidades públicas.

Fazem parte deste Conselho a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim; a Associação Comércio ao Ar Livre; a Associação Empresarial de Portugal; a Associação Nacional de Jovens Empresários; a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional; o Instituto de Emprego e Formação Profissional; a Capitania da Póvoa de Varzim; a Horpozim; a LEICAR; a Cooperativa Agrícola Leiteira da Póvoa de Varzim; a APROPESCA; a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar; a UGT; a CGTP; a ESEIG e Atividades Económicas da Orla Costeira.