“O Presente do Passado” foi o título escolhido para o evento integrado no programa da Feira do Livro que a todos fez reviver a época do rock n´roll. Ao som de imemoráveis melodias dos anos 50/60, as jovens desfilaram vinte e sete deslumbrantes Vestidos de Chita, dando vida à panóplia de tons, folhos, pregas, bordados e cornucópias perfeitamente conjugadas em cada um deles.

desfile 02 desfile 03

Desfile de vestidos de chita

 

Para além dos sedutores 26 Vestidos de Chita, adornados com sombrinhas e chapéus, numa combinação de tons e padrões, a surpresa da noite foi o magnífico vestido de noiva. Setenta e sete malmequeres enfeitavam o vestido de pintas e cornucópias pormenorizadamente pensado e executado.

Apesar da chita ser um tecido essencialmente feminino, também marcou presença no vestuário masculino, através do colete ou da gravata, no traje que era, em tempos, especialmente usado em festas e romarias. Os homens desfilaram seis fatos de cotim, com camisas brancas de algodão ou linho e coletes e gravatas em chita.  

O Passado foi também revivido pela voz de Dulcídio Marques que deu voz a canções dos anos 60, animando o espaço da Feira do Livro em mais uma das suas noites, desta vez, dando honras à chita, que graças a Maria José Vale se mantém Presente.